O que você pode aprender sobre maestria em PNL com Tony Robbins

Os Segredos de um Mestre

Às vezes as pessoas me perguntam o que a PNL pode fazer por elas, do que a PNL é capaz e pra que serve a PNL. Há muitos exemplos, e tenho até um artigo só sobre isso, mas um grande exemplo que posso dar é a história de Tony Robinns.

Quando a gente lê o livro “Poder Sem Limites” de Anthony Robbins, conhece um pouco da história dele, mas há algumas coisas bem interessantes na sua trajetória com a PNL que devemos saber.

O COMEÇO E A DESCOBERTA DA PNL

Quando Tony Robbins começou ele estava gordo, falido e não tinha nenhum cliente e nenhum seguidor. Ele não conhecia nada sobre PNL, hipnose ou essas tecnologias da mente. Apenas tinha tido contato com a filosofia de sucesso de Jim Rohn (Robbins foi vendedor de Rohn e foi distribuidor da Herbalife) , mas ainda não tinha nenhuma das habilidades para mudar a si mesmo e nem outras pessoas.

No início de 1983, Robbins conheceu John Grinder (um dos criadores da PNL) e começou a estudar essa disciplina. Nessa época a PNL ainda era uma tecnologia muito nova que prometia fazer transformações instantâneas nas pessoas.

Essa ideia de mudar as pessoas (e a si mesmo) rapidamente e de forma permanente mexeu com Tony Robbins. Nessa época ele já havia lido mais de 600 livros de auto ajuda, psicologia e mudança. Mas, até então não tinha descoberto nenhum processo realmente eficaz para mudar rapidamente.

Durante algum tempo ele andava com Richard Bandler o tempo todo. Aonde Bandler ia, Robbins ia junto. E com isso foi aprendendo.

Conforme já comentei em outro artigo, Tony Robbins aprendeu o básico de PNL e foi à luta. Ele não ficou esperando fazer um monte de cursos e se especializar em todas as áreas da PNL. Não ficou esperando ter um título universitário. Ele simplesmente dominou o básico de PNL e foi usar.

Ele começou aparecendo nas rádios e televisões do Canadá e se tornou um sucesso nacional. Depois levou seus eventos grandiosos para os EUA e se tornou um grande sucesso, conhecido mundialmente.

UM PRINCÍPIO FUNDAMENTAL

Tony Robbins aprendeu e absorveu completamente o princípio mais fundamental da PNL: a modelagem. Em termos simples, modelar é copiar a estrutura de processamento interno de uma pessoa que é muito boa em alguma coisa e com isso conseguir ser também bom naquilo.

Dou uma explicação relativamente simples sobre o que é modelagem neste vídeo:

Quando falo em estrutura de processamento interno do pensamento de uma pessoa trata-se do modo e da ordem como ela pensa e não exatamente NO QUE ela pensa. Em outro artigo vou me estender mais nesse tema.

Com a compreensão total deste e de outros princípios da PNL, Tony Robbins passou a ter uma auto confiança inabalável. Ele tinha certeza de que conseguia produzir mudanças extraordinárias nas pessoas e não tinha nenhuma timidez para promover essa habilidade.

Então ele fazia desafios públicos a psiquiatras e psicólogos. Claro que a maioria deles era cético em relação ao que ele dizia que conseguiria fazer, mas esse ceticismo não o parou. E ele pedia para estes profissionais deixarem ele tratar dos seus piores e mais difíceis casos em público, na frente de plateias enormes e na TV em cadeia nacional.

E o segredo é que Tony Robbins REALMENTE SABIA fazer seu trabalho, ele realmente DOMINOU A PNL e aprendeu de verdade a usá-la em sua própria vida e nas vidas das pessoas próximas.

Em uma apresentação pública, ele trabalhou com uma mulher que tinha uma fobia de cobras havia anos. Os psiquiatras e psicólogos já tratavam dela havia mais de sete anos sem conseguir nenhum progresso.

Em 15 minutos, Robbins curou a fobia da mulher na frente de centenas de pessoas. E cada vez mais ele se tornava famoso e procurado pelas pessoas para resolver seus problemas. Em certo momento o próprio Robbins afirmou que se tornou um homem selvagem viajando pelo país fazendo demonstrações de como a mudança rápida e permanente pode acontecer.

PRÁTICA, PRÁTICA, PRÁTICA

A primeira coisa que podemos aprender é que você não precisa ter PhD, várias faculdades ou anos de prática para ser um bom profissional de PNL. Você precisa é ter a audácia de efetivamente usar o que você já sabe ao invés de esperar o momento perfeito ou milhares de horas de prática.

MAESTRIA CONCENTRADA

A segunda coisa importante a aprender com a história de Robbins é que você precisa aprender, dominar e se tornar mestre em PELO MENOS UM método provado e efetivo para produzir mudanças e dar uma experiência positiva às pessoas.

Deixa eu repetir para não deixar chance de mal entendido: eu disse APRENDER (ver o passo a passo), DOMINAR (praticar até que faça de forma automática) e SE TORNAR MESTRE (ser tão bom que nenhuma situação possa te surpreender) em pelo menos uma técnica.

Quando eu digo “pelo menos uma técnica”, não significa que precisa necessariamente mais de uma técnica. Se for somente uma, PORÉM DOMINADA AO NÍVEL DE MAESTRIA, provavelmente já é suficiente.

Me lembro de um treinamento que fiz com um milionário americano da área de vendas e uma das coisas que mais me marcou foi ele contando que foi campeão na escola e foi pra universidade porque dominou apenas um golpe de luta livre: o double leg takedown. Nos EUA pode-se ir pra universidade de três formas: sendo rico e pagando por ela, sendo um aluno super inteligente e ganhando bolsa ou sendo um esportista escolar de sucesso e ganhando bolsa também.

Ele conta que os adversários já até sabiam que ele ia aplicar esse golpe, mas que ele tinha ficado tão bom nele que, mesmo sabendo, não conseguiam evitar a queda com este golpe aplicado por ele. E o mais surpreendente é que ele afirmou que não era muito bom nas outras técnicas, só tinha mesmo dominado essa.

DESAFIE A REALIDADE ATUALMENTE ACEITA

Se você quer se tornar famoso e reconhecido como ele, vai ter que se posicionar, vai ter que desafiar a opinião vigente, ter personalidade, destronar as convenções existentes para provar que você tem algo diferente e com um valor maior do que as outras coisas no mercado.

Robbins além de ter desafiado psicólogos e psiquiatras da época e conseguido vencer os desafios, ainda por cima estava sempre incorporando inovações inusitadas em seus treinamentos, como a caminhada nas brasas e os cursos de imersão em ilhas paradisíacas.

Encontrando maneiras efetivas de desafiar o status quo e colocando novidades e inovações estratégicas que prenderam a atenção e estimularam a imaginação do público, Robbins se tornou extremamente famoso e bem sucedido.

COMO USAR ISSO

Não sei em que área você pretende se destacar, mas os conselhos que te dou baseados na história de Robbins permanecem. Você precisa parar de se preparar pra sempre, escolher uma técnica específica e praticar até se tornar um mestre completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *