Achei esse infográfico na internet e fui procurar as fontes para conferir. Os dados são muito interessantes.
Os critérios não foram somente a tiragem dos livros (quantidade de livros impressos), mas também as vendas. Quanto mais vendido foi um livro, considerou-se que mais lido foi.
Esse critério foi importante porque alguns títulos tiveram mais livros impressos, só que não foram vendidos, então a pesquisa contabilizou que não foram lidos. De acordo com esse raciocínio, se um livro foi impresso, mas não foi vendido então não foi lido.
A Lista
Eis a lista (com o número de livros vendidos):
1 – A Bíblia Sagrada – 3.9 Bilhões
2 – O Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung – 820 milhões
3 – Harry Potter – 400 milhões
4 – O Senhor dos Anéis – 103 milhões
5 – O Alquimista – 65 milhões
6 – O Código Da Vinci – 57 milhões
7 – Crepúsculo – 43 milhões
8 – E o vento levou… – 33 milhões
9 – Pense e enriqueça – 30 milhões
10 – O Diário de Anne Frank – 27 milhões
Meus Comentários
A Bíblia até hoje tem se mantido como o livro mais vendido da história da humanidade e não ia ser diferente nesse intervalo de 50 anos. Não me surpreendeu mesmo. Nem vou ficar explicando o porquê da Bíblia estar nessa lista aqui.
Fiquei surpreso mesmo com “O Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung”, mas com a população gigantesca da China e fazendo ele parte do currículo escolar deles, acho que faz sentido sim.
Da terceira posição à sétima são livros da moda recentes e provavelmente não se repetirão nos próximos 50 anos. Sei que “O Senhor dos Anéis” é antiquíssimo, mas se tornou conhecido do grande público recentemente com as adaptações ao cinema. Antes dela costumava aparecer depois do centésimo. Mais adiante vou falar do quinto (“O Alquimista”) que AINDA não virou filme.
Mas gostei de ver os 3 últimos. “E o vento levou…” também foi impulsionado por um grande sucesso do cinema de mais de 50 anos, mas permeceu entre os 10 mais lidos. “O Diário de Anne Frank” que, apesar de ter sido adaptado ao cinema, nunca foi um sucesso como todos os outros citados até agora e ficou na lista.
“O Alquimista” pelo seu aspecto simbólico e mitológico se mantém na lista. E isso é interessantíssimo!
Acho que todos os meus leitores regulares sabem que estou deixando pro final o livro “Pense e Enriqueça” de Napoleon Hill. É impressionante que o primeiro livro de auto-ajuda do século XX e aquele que foi copiado por todos os autores dessa área até hoje ainda se mantenha na lista dos 10 mais lidos do mundo!
Não vou concluir esse artigo, quero a sua opinião. Porque você acha que “Pense e Enriqueça” se manteve nessa lista por tantos anos mesmo não sendo espiritual, filosófico ou cinematográfico?
A biblia sagrada vendida na ordem de bilhões revela que a doutrinação cristã foi violenta para gerar tantos cristãos descedentes leitores que acreditam em um único caminho verdadeiro. Foi uma narrativa selecionada para capiturar leitores fiéis. Contrasta com o compilado “Livro de Sair Para a Luz” anterior as grandes lavangens cerebrais, por ser pouco lido e antipático.
Nesse instante estou lendo “Alpha God – The Psychology of Religious Violence and Oppression” de Hector Garcia que fala justamente da forma como a religião foi usada na conquista da América Espanhola, sobretudo na região dos Maias que ofereceu mais resistência principalmente afeminando os homens para enfraquecer os povos. Muito parecido com o que a religião predominante dos dias de hoje, a “ciência”, está fazendo com os homens do século XXI>