Inner Game

Como sua Forma de Pensar nos Jogos da Vida Define se Você Ganha ou Perde

Imagem de hansmarkutt por Pixabay

“Existe um jogo na quadra e outro jogo dentro da minha cabeça.” – Timothy Gallwey

O termo inner game foi criado pelo tenista Timothy Gallwey nos anos 70 para descrever como uma partida é ganha não somente na quadra, mas principalmente dentro da mente do jogador ou esportista. Michael Jordan se referia frequentemente a esse conceito, assim como Ayrton Senna, embora não usasse exatamente esse termo.

Expandido para outras áreas, o termo se tornou sinônimo de situação emocional e mental bem resolvida. Numa tradução direta do inglês, inner game significa jogo interno.

Três itens fundamentais compõem o seu jogo interno:

1 – AUTO ESTIMA
O quanto você ama você mesmo a acredita que MERECE as coisas boas é determinante no quanto se permite viver o melhor da vida. Se você tiver problemas nessa área, provavelmente não vai liberar toda a sua capacidade.

O que usei em mim mesmo e uso em clientes com problemas nessa área é hipnose ericksoniana e algumas intervenções simples de submodalidades.

2 – SEGURANÇA EMOCIONAL
Todos precisamos de um certo grau de certeza e segurança de que nossas necessidades emocionais serão atendidas. Problemas da infância muitas vezes deixam marcas nessa área que precisam ser resolvidas senão bloquearão permanentemente nossos recursos pessoais.

Pra esse caso recomendo técnicas de ancoragem e terapia de linha do tempo.

3 – AUTO CONFIANÇA
Confiar é ter algum grau de segurança de que você pode contar com uma determinada pessoa. No caso da auto confiança, essa certeza vem de si mesmo, ou seja, sentir que vai poder contar com você mesmo num momento necessário. Normalmente a auto confiança vem de 3 fatores:

A. HISTÓRICO
Na sua vida você passou por situações que pareciam dificílimas de superar no momento e, no entanto, hoje você está aí. Então você tem essa característica chamada resiliência. Só precisa aprender como utilizar.

B. HABILIDADE
Quando você tem muita habilidade em alguma coisa, automaticamente é mais confiante naquela área específica.

C. EXPERIÊNCIA
Nesse caso quase confundimos com o histórico ou talvez até com a habilidade, mas a experiência representa a quantidade de vezes em que você conseguiu sair de situações parecidas ou mesmo e desafios em geral na sua vida.

Para a auto confiança utilizo hipnose e ericksoniana e intervenções de metamodelo de linguagem alternadamente. Em alguns casos prestidigitação linguística pode ser muito útil em clientes mais resistentes.

4 – PROPÓSITO
A pessoa que tem um propósito, um objetivo grande de vida, uma missão, tende a ter mais facilidade em colocar o jogo interno em ordem mais facilmente. É claro que isso por si só é um elemento complexo e importantíssimo e pode ser resolvido rapidamente em minutos ou demorar algumas sessões.

Normalmente uso técnicas de coaching básico e alinhamento de níveis neurlógico para solucionar conflitos nessa área.

E você? Como anda seu inner game? Quer agendar uma sessão por skype?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *