Aprimorando sua zona de atração
Não existe nenhuma possibilidade de sucesso na vida real sem o domínio da comunicação e isso envolve dominar bem 6 etapas específicas do processo de comunicar. Este artigo fala sobre isso.
Os Dois Papéis
Na comunicação existe uma mensagem a ser transmitida e existem fundamentalmente dois papéis em relação a ela: emissor, a pessoa que emite a mensagem (fala, escreve, se comporta, cheira etc…) e receptor, a pessoa que recebe a mensagem (ouve, lê ou percebe o comportamento).
Emissor
Inicialmente você emite mensagens com as palavras que usa, os tons de voz que aplica, as expressões faciais e os gestos. Numa visão mais ampla, a forma como se veste, seu cheiro, padrão de movimentação e até as pessoas com quem anda e os lugares que frequenta podem ser interpretador como mensagem.
Portanto o papel de emissor pode ser ativo e consciente no caso das coisas que você fala e do modo como fala e pode ser também passivo e inconsciente através de todos os comportamentos que você não escolheu deliberadamente com o propósito de comunicar alguma mensagem.
“Tudo que você faz que não é sobre a mensagem, é sobre você.” — Michael Hall, PhD
Receptor
No papel de receptor você recebe a mensagem. Aparentemente é um papel passivo, mas é muito participativo porque a forma como você entende a mensagem depende de você em muitos aspectos.
Para aprimorar sua comunicação consciente e efetivamente mudar o tipo de pessoas e oportunidades que “aparecem” na sua vida, você vai precisar melhorar sua atuação nos dois papéis.
As Seis Etapas da Comunicação Consciente
Existem 6 passos necessários na comunicação consciente. Tudo que não estiver nesses passos está acontecendo inconscientemente e precisa ser trazido à tona para ser modificado, caso seja necessário.
Obviamente essas etapas estão divididas igualmente entre o papel de emissor e de receptor, então vamos entender melhor como acontece.
No Papel de Emissor:
1 — A definição de uma mensagem
Ter uma ideia que você quer transmitir é o passo inicial da comunicação. O pensamento que antecede a fala, a escrita ou o comportamento consciente de comunicação faz parte dessa etapa.
No meu curso de comunicação de alto de impacto essa é uma etapa fundamental porque prepara a comunicação e formata para ser melhor compreendida. A maioria dos cursos de comunicação não ensina o processo que acontece na mente ANTES MESMO da primeira palavra ser dita.
Nesta etapa também estão a compreensão e processamento dos feedbacks e respostas de uma eventual comunicação anterior, ou seja, se você já falou uma coisa e a outra pessoa entendeu ou não, se fez “cara feia” etc…
2 —Converter essa ideia em linguagem e símbolos
A escolha das palavras a serem usadas, a ordem em que serão apresentadas, o tom de voz e as expressões faciais e gestos feitos fica nessa etapa.
Outros símbolos como as roupas, o cuidado ou o descuido com a aparência (uso da maquiagem ou estilo da barba ou cabelo, por exemplo), uso ou não de perfume também estão incluídos nessa etapa. Se você não pensa nesses detalhes, então eles estão acontecendo inconscientemente e podem não gerar os resultados que você quer.
Nessa etapa também está incluída a escolha de como você responde aos feedbacks e respostas recebidos de uma eventual comunicação anterior.
3 — Transmitir essa linguagem e esses símbolos a outra(s) pessoa(s)
Nesta etapa você efetivamente abre a boca e fala ou escreve ou expõe os símbolos (sua roupa, aparência, cheiro etc…) a alguém ou grupo.
Esse é o momento da interação, de lançar a mensagem e esperar para ver como será percebida. É o momento em que entra a atuação do receptor.
No papel do receptor:
4 — Adquirir a linguagem e os símbolos transmitidos
Ouvir o que a pessoa diz, ler o que escreve, perceber os gestos e expressões faciais, sentir o cheiro, notar os detalhes de roupa e cuidados pessoais.
Em princípio esta etapa seria passiva e simples, bastando ouvir o que a pessoa está dizendo, mas existe muito mais a ser feito nessa etapa que inclui a própria capacidade de cognição.
Enquanto perceber as palavras é fácil (porque somos treinados para isso desde que somos criancinhas), observar mudanças sutis de comportamento (expressões, gestos, posições do corpo etc…) pode não ser tão simples assim.
Cheiros, unhas e cabelos talvez nem sejam adequadamente percebidos pela maioria das pessoas, só compreendido como um julgamento geral como “bonito”, “feio”, “estranho” etc…
5 — Traduzir a linguagem e os símbolos em ideias
A quinta etapa é a busca de um significado, de entender que ideias são essas que o emissor está enviando através de suas palavras e que significados podemos atribuir aos seus comportamentos.
Muita gente quando começa a estudar programação neurolinguística quer imediatamente partir para esta etapa, tentando associar valores como “verdade” ou “mentira” a determinados comportamentos isoladamente.
Isso seria como tentar entender uma palavra tendo somente uma sílaba ou uma letra. Ou entender uma frase inteira tendo somente uma palavra dela.
O processo que acontece na quinta etapa é muito complexo e normalmente muito sujeito a nossos condicionamentos anteriores que tendem a atribuir à pessoas quaisquer os padrões com os quais estamos acostumados (nossos pais, nossos familiares, nossa cultura etc…).
Para ter uma comunicação realmente de excelência é preciso treinar os sentidos e a percepção para obter significados cada vez mais limpos e neutros na quinta etapa.
6 —Entender as ideias e Tirar Conclusões
A sexta etapa é comparar as ideias que vieram através da mensagem com as ideias que já temos a respeito do assunto, com nossos valores, crenças e identidade.
A questão é que as ideias que conseguimos captar são a parte que conseguimos decodificar nas etapas 4 e 5 e podem não estar precisas. Por isso é necessário aprimorar todas as etapas.
Como você pode aprimorar sua comunicação
Depois de entender cada uma das seis etapas da comunicação, vamos ver o que você pode fazer na prática para se comunicar com alto impacto e poder de influência.
1 — Identifique cada etapa na sua comunicação do dia-a-dia
Perceba nas suas conversas diárias cada uma dessas etapas acontecendo. Observe em si mesmo as etapas de emissor quando você fala e as etapas de receptor quando escuta.
2 — Analise em quais etapas você é bom e quais delas precisam de trabalho mais focado
Em algumas dessas etapas você é mais eficiente, em outras menos. Quais delas podem ser melhoradas? Quais precisam de mais desenvolvimento e prática?
3 — Crie um plano de prática deliberada para desenvolver essas habilidades específicas
Estabeleça uma agenda de desenvolvimento de habilidades para as etapas da comunicação que você precisa melhorar e cumpra.
“A sua comunicação cria a sua zona de atração.” – Mauro Pennafort
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