Conheça as expressões tipicamente usadas por narcisistas
Vamos falar um pouco sobre as frases frequentemente usadas por narcisistas, que podem ser reconhecidas facilmente pelo vocabulário utilizado. É preciso levar em conta que essas frases não são exclusivas de narcisistas e até mesmo pessoas empáticas e não abusivas podem usar.
Relacionamentos sem regras bem definidas muitas vezes PARECEM com relacionamentos abertamente abusivas. Por isso é importante saber distinguir.
Mas todas elas juntas, nesse formato e nessa ordem (a ordem das etapas da manipulação narcisista) apontam fortemente para uma pessoa narcisista de fato.
Por isso, quando pensar nessas frases, considere o contexto da relação, especialmente se envolve uma conexão afetiva. Os relacionamentos com narcisistas costumam seguir padrões cíclicos, e identificar esses sinais pode ocorrer em diferentes etapas. Vamos dividir as frases conforme as fases do ciclo de abuso.
A Fase do Encantamento (“Love Bombimb”):
Nesta etapa, as frases mais comuns envolvem velocidade e intensidade, criando uma conexão imediata. Expressões como “amo você” rapidamente e afirmações exclusivas, como “você é uma pessoa única”, são características dessa fase inicial.
- “Eu nunca conheci uma pessoa como você.”
- “Você me surpreende todos os dias e supera minhas expectativas”
- “Ninguém nunca me deu tanto prazer/carinho/atenção quanto você.”
- “Você nasceu na época errada!”
- “As pessoas pensam que você é uma pessoa legal, mas eu vejo que não existe ninguém no mundo como você.”
- “Você é especial de uma forma que ninguém imagina!”
- Etc.
Observe que essas frases funcionam também como condicionamento pavloviano para que a vítima sinta vontade de repetir os comportamentos que está sendo elogiados. É como o torrão de açúcar.
A Fase da Normalização
Nessa fase a pessoa narcisista começa a colocar a vítima como uma pessoa mais comum e que só é especial QUANDO ACOMPANHADA pela pessoa abusiva.
É uma fase com uma estratégia muito eficiente, embora seja natural para a pessoa narcisista, que avança por degraus bem definidos.
O Isolamento
Nessa etapa, a pessoa narcisista busca afastar a vítima do convívio social, literalmente isolá-la dos amigos.
Lembre-se que o principal objetivo final da fase da normalização como um todo é fazer a vítima pessoa que ela só é especial de verdade quando está com a pessoa abusiva. Sozinha ou com seus amigos é comum.
Mas isso acontece aos poucos, primeiro afastando a vítima dos amigos e parentes que a amam.
“Como você não percebe que seus amigos têm inveja de você?”
“Já viu como Fulano sempre dá um jeito de parecer melhor que você?”
“Não acredito que a Beltrana falou que você fez besteira naquela situação! Ela não é uma amiga de verdade.”
São frases usadas para criar desconfiança em relação às outras pessoas e criar uma noção de que a vítima só é reconhecida pelo algoz.
O Gaslighting
O que chamamos de “gaslighting” é a manipulação específica para fazer a pessoa se sentir confusa ou até que está enlouquecendo.
A pessoa narcisista fica questionando a compreensão da pessoa empática sobre a vida, sobre as coisas, sobre o relacionamento etc.
“Você é uma pessoa inteligente, mas não consegue perceber o quadro maior.”
“Você não entendeu nada. Deixa eu te explicar com calma.”
“Você sempre exagera. Que drama! Não foi nada assim!”
“Você é uma pessoa maluca!”
São frases que podem servir pra pessoa narcisista se safar de dar explicações sobre suas infidelidades (que são sempre muitas) quando são descobertas ou simplesmente para desestabilizar a autoimagem da vítima.
A Invalidação
Nessa etapa, a pessoa narcisista começa a fazer exatamente o oposto da fase do encantamento, ou seja fazer a vítima se sentir comum, inferior, desvalorizada e insuficiente.
Todos esses sentimentos são habilmente colocados “na conta” da vítima, induzindo uma culpa sem fim. E a vítima começa a se esforçar mais para “acertar” e tentar trazer de volta aquela pessoa apaixonante da primeira fase.
A pessoa narcisista justifica seus comportamentos abusivos, colocando a culpa na vítima.
“Olha o que você me fez fazer!!”
“A culpa disso é sua que deveria ter…” (pode colocar nessas reticências qualquer comportamento quase impossível de ser feita.)
Ex: “A culpa disso é sua que deveria ter me defendido e ficado contra a sua família.”
“Foi o seu egoísmo que causou essa situação!”
“Se você não tivesse feito (…) eu não teria (…)” (pode preencher como quiser).
Ex: “Se você não tivesse curtido aquela foto eu não teria motivos pra desconfiar.”
Nessa etapa, a pessoa narcisista já está cognitivamente exausta de tanto se fingir de boa pessoa e acaba soltando todo o seu comportamento doentio e tóxico e, não tendo capacidade de assumir responsabilidades, joga a culpa toda na vítima.
A Fase do Descarte
Como já mencionei antes em outro artigo, nessa fase ou a pessoa narcisista já encontrou outra vítima “perfeita” e se cansou da atual ou simplesmente vai recomeçar o ciclo com a mesma vítima.
A pessoa narcisista “termina” o relacionamento, como sempre culpando a vítima, mas deixa uma porta aberta, uma possibilidade de volta.
“Você nunca vai encontrar outra pessoa como eu.”
“O que nós tínhamos era especial e será sempre insubstituível.”
“Eu sempre vou te amar, mas amor não é suficiente.”
“Nós não temos volta, mas você era a pessoa perfeita.”
São frases usadas para confundir a vítima, deixando-a em espera e incerta sobre o futuro.
O Recomeço do Ciclo
Depois de deixar a vítima se afastar até uma “distância segura”, a pessoa narcisista se esforça para recomeçar todo o processo, encantar a pessoa empática novamente, reacender o apaixonamento.
“Eu me enganei, você é a mulher/o homem da minha vida!”
“Nós podemos acender novamente a chama do nosso amor.”
“Você sabe que nossa ligação é perfeita e só precisa ser reconstruída.”
E começa a tratar a vítima novamente como príncipe ou princesa, se esforçando para trazer de volta a paixão.
Conclusão
Esses são só exemplos de frases típicas e, principalmente, estão correlacionadas às fases e etapas específicas do ciclo de abuso narcísico.
Então, não se confunda pensando que qualquer um que fale que você é uma pessoa única é necessariamente narcisista. Pode realmente ser alguém apaixonado ou que te ache uma pessoa especial de verdade.
O objetivo não é só reconhecer as frases, mas também ficar alerta e, se necessário, buscar ajuda para romper com esse ciclo de abuso.