Como Lidar com os Ingratos

Como lidar com os ingratos e conviver com pessoas negativas de forma saudável

Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Lidar com os ingratos e negativos é uma coisa que todos nós somos obrigados em diversas situações, seja no trabalho, na família etc…

Você conhece a velha metáfora sobre o copo com água pela metade. A situação física é bem definida: metade do volume do copo está preenchido com água. Só isso.

Mas diz-se que a forma de uma pessoa interpretar isso, enfatizando a água que está no copo ou a água que está faltando, indica se a pessoa é do tipo de dá valor ao que tem ou que lamenta o que falta.

Pessoas do copo meio vazio

“Você faz 99 coisas pela pessoa, mas se não fizer a centésima, ela vai dizer que você não presta.”
Stella Pennafort (minha vó)

Tem algumas pessoas que eu chamo “pessoas do copo meio vazio”, me baseando exatamente nessa metáfora. Já escrevi sobre como as pessoas se fazem infelizes neste artigo e essa metáfora fala dessas pessoas.

Essas são as pessoas que sempre focam nas coisas que estão faltando. São aquelas pessoas que, não importa o quanto você faça por elas, a atenção delas vai para qualquer coisa que você não tenha feito.

A característica central dessas pessoas é a reclamação e a murmuração. Elas sempre reclamam do que falta em suas vidas, mesmo quando já tem muitas coisas boas.

Ingratidão é uma palavra que define bem essas pessoas. Mas quase sempre elas falam muito sobre gratidão. É uma espécie de compensação. Não acredito que seja hipocrisia ou falsidade, acho que elas realmente não percebem que são ingratas.

Embora falem sobre gratidão e digam que são gratas, jamais sentem gratidão de verdade. Não apreciam o bom e o bem que já possuem. E isso é muito triste. Imagina você ser assim…

Parece que elas já vem de fábrica com uma insatisfação infinita programada na circuitaria do sistema nervoso. Essas pessoas são difíceis de conviver em qualquer âmbito, seja profissional, de amizade, amoroso ou financeiro porque não há nada que você faça que as agrade.

Conviver com elas, nos dá a eterna sensação de estar endividado com elas. Mesmo se você deu lucro de um milhão pro investidor, ele reclama que não foram dois milhões. É esse tipo de gente.

Como conviver com pessoas negativas

É óbvio que a opção número 1 nesses casos seria parar de conviver com essas pessoas. E realmente, se for possível, elimine essas pessoas tóxicas da sua vida.

Porém, muitas vezes não é possível deixar de conviver com elas por diversos motivos. Pode acontecer da sua esposa ou marido ser desse tipo, seus filhos ou pais podem ser assim, amigos amados ou colegas de trabalho podem ser assim.

Nesses casos você não tem como parar de conviver, então precisa aprender como conviver com pessoas negativas, não tem jeito.

Passo a passo para Lidar com os Ingratos:

A primeira coisa é identificar quem é quem, então sugiro que você faça um exercício AGORA enquanto termina de ler esse artigo.

1 – Faça uma lista com todas as pessoas tóxicas e insatisfeitas crônicas da sua vida. Coloque todas na lista.

2 – Dentre essas pessoas da lista, selecione as que você não ama e não tem obrigação de conviver. Decida nesse instante desapegar e eliminar essas pessoas da sua vida. Apague do seu celular, deixe de seguir nas redes sociais e não atenda mais as ligações delas.

3 – As pessoas que restaram na lista são aquelas que você tem obrigação de conviver, seja por questões de trabalho (são colegas, patrões ou clientes) ou porque você as ama.

Nesse caso, o que você pode fazer é testemunhar o comportamento delas, se conscientizar que elas são assim e não vão mudar e defender sua mente a cada interação com elas.

“Eu ouço, e não deixo essa ideia entrar no meu coração” é a oração silenciosa que faço quando converso com pessoas do copo meio vazio. Deixo elas falarem, mas defendo minha mente o tempo todo pra não me contaminar.

4 – Assim que terminar uma interação com uma dessas pessoas, procure algo que te motive, que te anime. Pode ser um vídeo motivacional no youtube, fotos dos seus sonhos, músicas estimulantes, sei lá… qualquer coisa que tire você dessa energia baixa.


Eu realmente tenho gente assim na minha vida, pessoas que cada conversa com elas é praticamente uma palestra DESmotivacional. Antes de usar esse método que ensinei aqui, elas acabavam me contaminando, afinal “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

Mas conforme fui defendendo minha mente, repreendendo silenciosamente cada palavra delas e buscando algo pra me motivar novamente após cada interação, acabei ficando blindado contra esse tipo de influência e hoje sei como conviver com pessoas negativas sem ser influenciado negativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *