Como o treinamento mental dos SEALs pode mudar sua vida

4 hábitos simples para ter uma mente inabalável

Imagem de Chris Aram por Pixabay

O treinamento de resistência e força mental dos SEALs norte-americanos, considerados a tropa de elite mais bem preparada do mundo, consiste em 4 coisas bem simples que você pode aprender e aplicar na sua vida. Este artigo é sobre essas 4 coisas.

Quem são os SEALs

A tropa de elite dos fuzileiros navais dos EUA são os SEALs. A sigla se refere a mar (SEa), Ar (Air) e Terra (Land) e significa que eles são treinados para operar em todos os ambientes (Mar, Ar e Terra) para os quais são nomeados.

Entre as principais funções dos SEALs estão operações militares de pequenas unidades que se originam e retornam a um rio, oceano, pântano, delta ou litoral.

Na guerra ao terror no Afeganistão, os SEALs foram utilizados quase exclusivamente em operações terrestres, incluindo ação direta, resgate de reféns, antiterrorismo, reconhecimento, guerra não convencional e operações de defesa interna e externa. Foi um tropa de SEALs que capturou Osama Bin Laden.

Filme “Sniper Americano” de 2014

Populares no Cinema

Dificilmente você ainda não assistiu a algum filme que trata do treinamento e atuação dos fuzileiros navais norte-americanos (SEALs). Alguns dos mais recentes são “Sniper Americano” e “A Hora Mais Escura”, mas há inúmeros, inclusive um mentirosíssimo com Demi Moore (“Até o Limite da Honra”) em que uma mulher participa do treinamento deles (o que na vida real não acontece).

Eles são considerados a tropa de elite mais bem preparada, bem treinada e dura do mundo e isso acontece por conta de um processo que inclui várias etapas desde a seleção dos candidatos, o contínuo processo de teste de inteligência, resistência e força (com o objetivo de fazer os fracos desistirem) e o treinamento físico, tático e mental.

O treinamento mental

O que sei sobre o treinamento mental dos SEALs vem dos livros “Unbreakable” de John Shea, “The Way of the SEAL: Think Like an Elite Warrior to Lead and Succeed” de Mark Divine e John Pruden e “Extreme Ownership: How U.S. Navy SEALs Lead and Win” de Jocko Willink e Leif Babin. Vem também de diversos artigos que encontrei na internet.

O objetivo do treinamento psicológico dos SEALs é preparar a mente dos guerreiros para resistir, ser resiliente e conseguir raciocinar claramente sob pressão e altos níveis de estresse e risco de vida.

Se esse treinamento funciona para homens com armas apontadas para suas cabeças, que estão privados de sono e alimentação tomarem melhores decisões e controlarem suas emoções, obviamente funciona para nós que não estamos em uma guerra.

As 4 Atitudes Mentais dos SEALs:

Os SEALs são treinados, com aulas e práticas, em 4 coisas:

1 — Orientação para Tarefas/Metas

Uma das mais importantes partes do treinamento é criar uma mentalidade de pegar qualquer coisa que se tenha que fazer, por mais comum que possa ser, e dividir em tarefas pequenas a serem realizadas em sequência.

Eles chegam a pensar até na ida ao banheiro como um conjunto de tarefas, iniciando com se levantar, andar até a porta, seguir pelo corredor até a porta do banheiro, abrir a porta do banheiro, entrar no banheiro, sentar no vaso, dar a descarga etc…

Isso pode parecer trivial, mas faz muito sentido porque muitas missões de reconhecimento ou invasão funcionam exatamente assim.

Então, os SEALs são treinados no dia-a-dia para se desorientarem pelo ego (para saber mais leia este artigo) e se orientarem por tarefas.

2 — Ensaio mental

Outro ponto importante do treinamento é fazer ensaios mentais, visualizações, de situações táticas, de combate, invasão, tiro etc…

O ensaio mental, aliado ao treinamento com simulações de situações reais, prepara a mente para as mais variadas situações, além de criar condicionamentos de vitória.

Fazer visualizações e ensaios mentais também está na rotina dos maiores atletas da história. Arnold Schwarzenegger, por exemplo, afirma que sempre fez muitas visualizações de como queria que seu corpo ficasse, ensaios mentais de estar recebendo a premiação de Mr Mundo, de ser um ator famoso etc…

Se você quer ter uma mente inabalável, deve incluir na sua rotina ou no ritual matinal, a visualização de coisas que você quer que aconteça na sua vida e de suas metas.

3 — Conversa interna

Um ponto fundamental, pra mim o ponto alto do sistema de treinamento mental dos SEALs é o trabalho com a conversa interna. Há dados fartos de pesquisas em treinamento militar e em psicologia do esporte que demonstram que a conversa interna pode construir e recuperar ou destruir o desempenho.

Há diversas histórias a respeito, incluindo a da tenista Stefi Graffi que ficava repetindo a cada batida “eu consigo”, “eu consigo”, “eu consigo” e virava jogos de forma extraordinária.

Sua conversa interna é composta de 3 pontos: afirmações, perguntas e diálogos imaginados.

O que você afirma para você mesmo? Que você vai conseguir (como Graffi) ou que é azarado? Você afirma para si mesmo que o mundo é injusto ou que você vai fazer a diferença no mundo?

As coisas que você afirma pra si mesmo mexem completamente com a sua forma de pensar e determinam suas próximas ações e padrões de comunicação.

Que perguntas você faz a si mesmo? Você se pergunta por que sempre as coisas dão errado ou se pergunta como tem que fazer para darem certo?

O cérebro humano é uma máquina de achar respostas e seja qual for a pergunta que você se faça regularmente, seu cérebro vai ficar trabalhando em achar respostas para ela mesmo quando você não estiver pensando nisso.

Que conversas e diálogos você se lembra e imagina? Bons diálogos em que você foi motivado a ser melhor ou discussões em que as pessoas te xingavam e eram injustas com você?

O tipo de diálogo que você lembra ou imagina na sua conversa interna tem efeito direto sobre a sua fisiologia e forma de pensar. Aliás, esse é o processo principal da mágoa e do rancor: a pessoa fica se lembrando do que a outra disse e remoendo.

Eu prefiro “remoer” os elogios que recebi e imaginar diálogos de valor com as pessoas.

4 — Controle da Fisiologia de Estresse

Quando ficamos ansiosos, tensos ou com medo, nosso corpo adota uma fisiologia específica em que a respiração acelera, o sangue vai para as áreas mais solicitadas na situação, a visão fica em túnel e a pressão arterial aumenta, entre outros fatores.

A fisiologia de excitação reforça o estado emocional e leva ao descontrole mental, emocional e físico. Por isso o treinamento mental dos SEALs inclui assumir o controle da respiração e conscientemente se acalmar quando o estresse, a ansiedade e o medo começam a influenciar sua fisiologia.

Sabe aquele papo de “respira fundo”? Pois é. Bem assim. Só que com consciência de estar tomando o controle da fisiologia de estresse.

Como você vai usar isso tudo

Como você provavelmente percebeu não tem nada de complicado em nenhuma dessas 4 atitudes. São todas muito simples de aplicar na sua vida e dia-a-dia para tornar sua mente muito mais forte e resiliente.

Tarefas Segmentadas

Então, em primeiro lugar, no seu planejamento do dia (que pode ser no próprio dia pela manhã ou na noite do dia anterior) você vai separar as coisas que tem que fazer em tarefas simples que você vai cumprindo uma a uma e comemorando para condicionar sua mente.

Este processo é exatamente o mesmo da desorientação do ego e eu escrevi um artigo inteiro de 1300 palavras sobre isso. Então, leia o artigo para aplicar melhor esse passo.

Ensaio Mental

A segunda coisa a fazer é escolher um objetivo que você quer alcançar e também uma coisa que você tem medo ou sente ansiedade de fazer e todos os dias pela manhã e antes de dormir se imaginar passando pela situação que te dá medo SEM sentir medo e vivenciando o objetivo que você quer.

Vou te dar um exemplo. Imagina que um cara definiu como objetivo passar numa determinada prova e sabe que tem muita ansiedade de falar em público. Então esse cara vai se imaginar falando em público sem ansiedade e depois vai se imaginar recebendo o resultado da prova que ele PASSOU.

Tem que ser nessa ordem: primeiro você visualiza a situação que tem medo (só que sem medo) e depois visualiza o sonho que quer realizar.

Conversa Interna

Esse talvez seja o passo que leva mais tempo para aplicar completamente porque requer uma espécie de vigilância das coisas que você diz para si mesmo, das perguntas que se faz e dos diálogos que lembra.

Pela manhã, utilize 5 a 10 afirmações (tipo “sou muito bom no que faço” ou “confio na minha capacidade de alcançar meus sonhos”) e repita para si mesmo sentindo intensamente cada palavra.

Anote essas afirmações em um cartão ou no seu celular para repetir durante o dia para si mesmo em vários momentos.

Preste também atenção às perguntas que faz a si mesmo. Ao invés de se perguntar “Por que essa coisa ruim sempre acontece comigo?” se pergunte “O que tenho que fazer pra acontecer diferente disso?”

As suas perguntas para si mesmo colocam sua mente inconsciente para funcionar mesmo quando você está fazendo outras coisas.

Preste atenção também aos diálogos que você sempre se lembra e aqueles que você imagina que vão acontecer ou que você se imagina dizendo coisas a alguém.

Pegue todos os diálogos negativos e troque por diálogos positivos.

Fiz uma live sobre conversa interna no Facebook e publiquei no You Tube. Se quiser assistir, clique aqui.

Controle da Fisiologia de Estresse

Pratique meditação, hipnose ou relaxamentos regularmente e sempre que começar a se estressar, preste atenção à sua respiração e faça ela ficar profunda e ritmada até que seu corpo se acalme.

Controlar a fisiologia do estresse ao mesmo tempo que controla a conversa interna faz uma diferença gigante na sua capacidade de se recuperar em momentos difíceis e de manter seu desempenho por longos períodos.

Conclusão

As atitudes mentais que fazem a tropa de elite mais poderosa do mundo ser inabalável são relativamente simples e você pode aplicar na sua vida a partir de agora.

“Simplicidade é a sofisticação máxima.” — Leonardo DaVinci

Para aprender os 8 hábitos mentais das pessoas que tem controle total de suas mentes, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *