Aprenda a ser assertivo e tenha uma comunicação poderosa
Como minhas maiores especialidades são comunicação de alto impacto e treinamento emocional, sempre recebo perguntas e pedidos relacionados a esta habilidade considerada tanto de comunicação quanto emocional:
Mauro, como aprendo a ser assertivo?
O que faço pra ter uma comunicação assertiva?
Este artigo responde a esta pergunta.
Então primeiro vamos definir o que é assertividade.
Assertividade é comunicação clara e objetiva com firmeza e segurança. Uma pessoa assertiva consegue transmitir o que quer dizer, sem rodeios, sem hesitação, sem nenhum tipo de medo de desagradar ou de ser rejeitada ou desaprovada.
A comunicação assertiva demonstra autoconfiança e equilíbrio emocional e passa uma imagem de liderança, competência e capacidade de decisão.
Como sempre, para podermos entender COMO SE FAZ, precisamos separar nas partes componentes e treinar cada uma delas até aprender.
Os 4 pontos fundamentais da assertividade:
1 – Clareza
Clareza na comunicação é precisão no que se diz, é ser totalmente específico, dando detalhes e explicando cada parte, fase ou etapa do que se está falando, sem espaço para duplas interpretações.
Por exemplo, se eu disser pra uma pessoa que ela precisa ser mais motivada, isso pode ou não ser específico. Se essa pessoa já sabe como se motivar, já tem a informação necessária, mas se essa pessoa for lenta, preguiçosa ou depressiva, ela não tem a menor ideia de como se faz pra ficar motivado, você vai ter que explicar exatamente COMO se motivar.
Então, você vai dosar a especificidade dependendo das pessoas com quem estiver falando. Se estiver treinando um novo membro da empresa, vai ter que explicar tudo bem detalhadinho, mas se estiver treinando alguém com experiência, não precisa ser tão detalhado porque ela provavelmente já sabe.
Mesmo assim, para ter certeza que você está sendo suficientemente claro, sempre pergunte se a pessoa entendeu e peça para ela repetir pra você as instruções que você deu.
Nesse vídeo rápido, falo um pouco sobre clareza:
2 – Olhos nos olhos e postura ereta:
Quando estiver falando, olhe nos olhos das pessoas e sustente, só desviando quando parar de falar. Mesmo quando falar com grupos, olhe nos olhos das pessoas, uma de cada vez, sem nunca demorar mais de 5 segundos nos olhos de nenhuma pessoa especificamente.
Olhar nos olhos quando você fala passa uma impressão de firmeza, segurança e certeza. Cria mais credibilidade.
Mantenha sua postura ereta, reta, ombros para trás, peito estufado. Se estiver sentado, fique reto na cadeira ou se incline na direção da pessoa com quem você estiver falando para demonstrar interesse e importância.
3 – Tom de voz firme e decrescente:
É importante que você mantenha um tom de voz firme, sem gaguejar, pronunciando bem todas as palavras. Se fizer pausas, as use para enfatizar pontos específicos da sua mensagem.
Outro ponto importante é tornar o tom de voz um pouco mais grave no final das frases, não MUITO grave, mas UM POUCO MAIS grave do que o tom normal
Encerrar as frases com um tom de voz mais grave passa uma imagem de autoridade, liderança e certeza, como mostrei nesse vídeo:
4 – Falar com sílabas curtas:
Ao falar sem prolongar as vogais, a comunicação adquire o significado de importância e urgência da mensagem. Mesmo que você não fale rápido, se pronunciar as vogais curtas, vai passar a imagem de alguém que tem pressa, que tem mais o que fazer, que é ocupado.
Prolongue as vogais somente para enfatizar pontos específicos.
A assertividade pode ser treinada e desenvolvida, assim como todas as habilidades de comunicação. Publiquei um vídeo no instagram e no youtube resumindo esses itens:
É só começar a praticar item por item e, em breve, sua comunicação será assertiva e segura.