Os 4 Pilares da Saúde e Boa Forma

Seja saudável e bonito cuidando dos pilares da saúde

Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay

Acredito sinceramente que saúde é o fundamento mais importante para nossa vida seja mundana ou espiritual. Mesmo a Bíblia e praticamente todas as religiões recomendam que se cuide do corpo e da saúde.

Então, decidi elaborar este artigo com aqueles que considero os 4 pilares fundamentais para manter uma boa saúde, boa aparência e viver muitos anos com total capacidade de ação.

(Posteriormente a este artigo, escrevi especificamente sobre como aumentar a imunidade)

Então vamos aos pilares:

Pilar Número 1 da Saúde: Nutrição e Respiração

“Você é o que você come.” é um velho ditado que sempre foi e sempre será verdadeiro.

No nosso corpo os alimentos que ingerimos tem duas funções primordiais: funcionar como “peças de reposição” ou construção (nutrir) e funcionar como combustível (dar energia).

A natureza nos fornece alimentos que quase sempre cumprem as duas funções, por isso a alimentação natural é sempre mais saudável, porém atualmente com as comidas processadas, doces e todos os derivados de farinha branca disponíveis, muitas vezes nós comemos coisas que só fornecem energia (que é estocada em forma de gordura) ou nem mesmo fornecem energia.

Com essa abundância de energia disponível, a humanidade hoje vive uma epidemia de sobrepeso e obesidade. Nossos corpos não são adaptados a um mundo com tanta energia disponível.

Durante muito tempo na minha própria vida, lutei contra a balança. Desenvolvi vários métodos mentais e de exercícios físicos próprios para manter o peso sob controle.

Mas uma coisa mudou minha vida, minha saúde e minha aparência para sempre: foi quando eu parei de focar em emagrecer ou ganhar massa muscular e coloquei como objetivo central da minha alimentação o aumento da imunidade.

Isso mesmo que você leu: minha alimentação é toda planejada em torno de deixar minha imunidade bem alta.

Em relação a esse tema, recomendo que você leia o excelente livro “Super Imunidade” do Dr. Joel Fuhrman. Inclusive esse livro é parte integrante do meu sistema de emagrecimento “máquina de emagrecer”.

Uma coisa fundamental que li nesse livro a ideia de que as dietas normais mandam você aumentar as porções de legumes e verduras, mas a alimentação voltada ao aumento da imunidade preconiza que você coloque os legumes e as verduras como o principal alimento e o restante em porções menores.

Quando adotei essa ideia, tudo na minha vida, no meu corpo e na minha aparência mudou.

E a respiração? O que tem a ver com isso?

Bem, se o alimento é o combustível, o ar que respiramos é o comburente, como acontece em qualquer tipo de queima. Nossas células respiram usando glicose “misturada” com oxigênio, mais ou menos como o motor do carro funciona com injeção de gasolina misturada com ar.

Então, uma parte muito importante da nutrição é a respiração. Aprender a respirar melhor, aproveitando mais o ar é fundamental para seu corpo ter mais energia e vitalidade.

De início, comece a respirar mais fundo, enchendo mais os pulmões. A maioria das pessoas respira rápido e curto. Simplesmente de você respirar mais profundamente já vai sentir mais energia.

Futuramente crio um manual só com técnicas de respiração (existem formas específicas de respirar que desintoxicam o corpo, por exemplo). Mas, por hora, só de respirar mais profundamente, sua saúde já começa a melhorar.

Água faz parte da alimentação

Beber uma quantidade suficiente de água por dia também é fundamental. Este é o maior componente do nosso corpo e nossos tecidos e nossa saúde se beneficia enormemente quando consumimos água pura de boa fonte.

Recomendo entre 2 e 3 litros de água pura somada ao consumo de frutas (que trazem água em sua composição normalmente e hidratam naturalmente).

Pilar Número 2 da Saúde: Movimentação e Descanso

Seu corpo foi feito para se movimentar e vencer resistências, assim como seu cérebro. Ele é totalmente adaptado a um mundo que existia 10 mil anos atrás, não ao mundo atual.

Hoje a maioria das pessoas trabalha sentadas e a tecnologia, como controles remotos e celulares, faz que com não precisemos levantar da cadeira pra quase nada.

Então, uma primeira coisa que você pode fazer para movimentar mais o seu corpo é adicionar mais movimentos naturais no seu dia-a-dia.

Por exemplo, no meu escritório eu tinha arrumado e organizado tudo para estar próximo de mim, de modo que não precisava levantar pra nada, estava tudo ao alcance das mãos. Pensando nesse princípio, rearrumei tudo para que eu seja obrigado e me levantar e andar toda hora.

Só isso já fez diferença.

Além disso, seria ótimo iniciar um programa de exercícios físicos que seja adequado aos seus objetivos.

Se você quer só ser saudável mesmo, uma caminhada (ou mais de uma) por dia já basta. Por outro lado, se quer emagrecer, precisa de exercícios mais intensos e se quer ganhar massa muscular, precisa de exercícios com peso.

Defina seu objetivo e procure orientação profissional adequada.

Seja como for, você jamais será saudável se não tiver uma rotina com bastante movimento corporal todos os dias.

Descanso e sono de qualidade

Você precisa descansar seu corpo o suficiente. Não em excesso, mas o suficiente. Precisa relaxar seu corpo, ter dias de descanso.

Uma outra coisa absolutamente necessária é dormir horas suficientes. Durante o sono nosso corpo libera os principais hormônios que mantém sua saúde e seu corpo funcionando bem.

Grande parte da construção dos músculos quando se está treinando com pesos (musculação) acontece enquanto você está dormindo, tanto que Arnold Schwarzenegger em sua biografia conta que uma parte de seu treinamento consistia em tirar sonecas estratégicas nos momentos certos.

É durante o sono também que nossas memórias são consolidadas pelo cérebro, então dormir pouco reduz sua capacidade de reter novas informações e dificulta bastante qualquer tipo de estudo.

Portanto, durma de 7 a 9 horas por dia.

Pilar Número 3 da Saúde: Saúde Emocional

Suas emoções e seus pensamentos são fatores determinantes da sua saúde. A influência emocional sobre a nossa imunidade tem sido comprovada por cada vez mais pesquisas.

O autor Deepak Chopra fez uma metáfora sobre isso quando disse a frase: “O seu sistema imunológico está o tempo todo ouvindo sua conversa interna.”

Para ter saúde emocional existem duas coisas a fazer: reduzir as emoções negativas que provocam liberação de substâncias prejudiciais no corpo e condicionar e provocar deliberadamente as emoções positivas que liberam substâncias saudáveis para o corpo.

Isso pode ser feito por meio de meditação diária, conforme explico no vídeo abaixo:

Isso também pode ser feito deliberadamente condicionando por repetição emoções positivas como alegria e gratidão, como explico neste vídeo abaixo:

Pilar Número 4 da Saúde: Suplementação

Essa é uma área que considero fundamental nos dias de hoje em que nem sempre temos acesso a todos os nutrientes que nosso corpo necessita, mas é controversa porque cada pessoa tem sua necessidade e é a mais difícil de dar um conselho genérico.

Então considero que você mesmo deve estudar e descobrir quais os melhores para você, de preferência com a orientação de um nutricionista ou médico.

Mas existem algumas indicações genéricas que posso fazer:

Polivitamínicos de boa qualidade, glutamina e ômega 3 são suplementos que quase todo ser humano pode tomar sem muita preocupação, a não ser que você tenha alguma condição ruim no fígado.

Ainda pretendo escrever mais sobre suplementação também, mas por hoje é só…


Bem, busquei resumir nesse artigo as quatro áreas de maior impacto na sua saúde e aparência, visando sobretudo ter uma imunidade alta, uma pele bonita e longevidade.

É bom levar em conta que não sou médico e que nada do que disse ao longo do artigo deve ser interpretado como receita ou recomendação 100% segura.

São apenas algumas noções baseadas no bom senso e em minha experiência de vida pessoa e como terapeuta.

Espero que seja útil!

Aviso Importante!

Evite ser estúpio e acabar se matando.

Consulte um médico antes de seguir qualquer informação contida neste artigo. O conteúdo deste artigo é apenas informativo.

Como a situação de cada indivíduo é única, você deve analisar o texto com cuidado e consultar um profissional de saúde antes de se submeter às recomendações alimentares, exercícios físicos, técnicas e suplementações descritos no texto.

O autor não se responsabiliza por quaisquer efeitos adversos que possam resultar da aplicação das informações nesse texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *