Elimine a Procrastinação: só a execução importa!
Você é do tipo de deixa pra depois e acaba nunca fazendo? Você só estuda na madrugada da véspera da prova? Você vive perdendo tempo com distrações ao invés de fazer as coisas que tinha se programado pra fazer?
Bom, se você respondeu SIM pra qualquer dessas perguntas ou simplesmente se você sabe que vive em procrastinação e este artigo foi escrito pra você.
Na verdade, se você não é assim, mas conhece alguém assim que precisa de ajuda ou é um coach e precisa ajudar as pessoas a sair da inércia, este artigo também é pra você.
Procrastinação é Comportamento, não é Identidade
A primeira coisa que você precisa entender é que procrastinação, o hábito de deixar as coisas pra depois, e preguiça NÃO SÃO traços de caráter, não são coisas que você nasceu assim e nunca vai mudar.
Procrastinação e preguiça são traços comportamentais, ou seja, coisas que você faz (ou não faz, no caso). Como você vai ver ao longo do texto, você faz sim uma série de coisas dentro da sua mente para procrastinar.
Então primeiro ponto importante é saber que isso pode ser mudado, assim como qualquer hábito.
Vamos analisar as causas da procrastinação e como neutralizá-las para que você se torne uma pessoa de ação, de execução, uma “pessoa fazedora”.
Causa 1: Representação Interna Errada
Representação interna é a forma como imaginamos as coisas na nossa mente. Se eu falar pra você pensar na Disney, provavelmente você imaginou alguma coisa e isso pode conter imagens, filmes mentais, lembranças, sons etc…
Quando a gente pensa em alguma coisa que a gente tem facilidade pra fazer, normalmente a representação interna, nossa imaginação sobre essa coisa, é prazerosa.
Mas quando pensamos nas coisas que deixamos pra depois, as coisas que procrastinamos, geralmente imaginamos tarefas enormes, dificílimas, gigantescas que vão durar horas pra fazer e vão dar muito trabalho.
Só de imaginar já dá fraqueza…
Então, a primeira solução para a procrastinação é pegar as coisas que você tem que fazer, aquelas que você costuma deixar pra depois, e dividir em partes bem pequenas, em tarefas isoladas relativamente fáceis.
Chamamos isso de segmentar para baixo (chunk down em inglês) que é, basicamente, especificar cada pequeno passinho que você precisa dar para conseguir realizar a coisa toda.
Então, por exemplo, se você não lava a louça, sempre deixando pra depois, você vai imaginar os passos necessários e meio que “enganar sua mente” dizendo pra si mesmo que vai lavar só os copos e pronto.
Bem, depois que tiver lavado os copos, você lava as facas… E depois os garfos… E quando perceber já lavou tudo.
Causa 2: Associação Neurológica de Dor
Isso também está ligado à forma como você imagina que a tarefa será cumprida, mas é mais uma sensação corporal de que aquilo vai dar muito trabalho, gastar muita força, cansar demais.
As pessoas fazedoras normalmente focam mais no prazer de cumprir as tarefas e, no final, ter resolvido tudo que tinham que resolver. Os procrastinadores ficam imaginando o cansaço que vão sentir enquanto estiverem fazendo.
Então a solução para a segunda causa é usar as associações de dor e prazer a seu favor.
E como faço isso?
Depois de ter dividido aquela coisa que você quer fazer em tarefas pequenas (causa 1), você vai começar a pensar em todas as coisas ruins que vão acontecer se você não começar a fazer essa tarefinha agora. Pensa com força mesmo, imagina uma coisa horrível, uma casa imunda, ou uma nota horrível na prova, ou a pessoa amada brigando com você, sei lá… algo que tem cause muita dor e que você não queira.
Quando você pensa assim, está associando na sua mente toda essa dor a ficar parado e procrastinar.
Por outro lado, pense em todas coisas boas que vão acontecer se você se tornar uma pessoa fazedora: uma cena maravilhosa, a casa toda arrumada, uma nota 100 na prova, você ganhando muito mais dinheiro porque é muito mais produtivo. Pense com força nisso!
Isso vai associar na sua mente muito prazer a entrar em ação e executar as tarefas da sua vida.
Causa 3: Corpo Fraco e Cansado
Quase toda pessoa preguiçosa tem pouca energia física ou está numa fase de pouca energia corporal.
Isso pode acontecer por falta de condicionamento físico, falta de exercícios (caminhar, pedalar, correr, treinar na academia) ou por falta de sono ou sono de baixa qualidade que te deixa permanentemente cansado.
Então a solução é começar um programa de atividades físicas moderadas para condicionar seu corpo a respirar melhor e ter mais energia disponível. [Você deve procurar um médico para te orientar]
A outra parte da solução é cuidar melhor da qualidade do seu sono. Em primeiro lugar, recomendo procurar um médico para resolver questões relacionadas a sono.
Só não recomendo rivotril e coisas do tipo que, a longo prazo, causam demência e mal de Alzheimer.
Depois de procurar um médico, há algumas coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade do seu sono.
Vá dormir a mesma hora e acorde a mesma hora todos os dias. Não existe forma mais eficiente de detonar a qualidade do seu sono do que ter horários desorganizados para dormir.
Então, tanto quanto possível, durma sempre na mesma hora e acorde na mesma hora todos os dias.
Uma hora antes de dormir, desligue todas as luzes azuis, isso inclui televisão, notebook, celular, tablet etc… Todos eles manterão seu cérebro ativo quando você estiver tentando desligá-lo para dormir bem.
Procure ler livros físicos que, além de ajudar o sono a vir, ainda facilitam o seu cérebro se “desligar” das atividades altamente estimulantes das telas.
Escureça o quarto, fechando as cortinas e usando luzes mais baixas uma hora antes de dormir.
Caso seu médico esteja de acordo, tome melatonina, o hormônio natural do sono produzido pela glândula pineal e 400mg de magnésio antes de dormir. Mas somente se seu médico autorizar!
Essas são coisas simples que você pode acrescentar no seu dia-a-dia e mudar completamente sua produtividade e capacidade de vencer a preguiça e a procrastinação.
Espero que seja útil pra você!
PS: Gravei um vídeo meses atrás sobre esse tema e, embora este artigo esteja mais completo, principalmente no item 3, o vídeo está bem legal.
Se quiser, assistir, aqui está: