8 hábitos completamente improdutivos
Separei 8 hábitos improdutivos, algumas coisas totalmente inúteis ou muito pouco úteis que a maioria das pessoas acaba fazendo e acha que é normal. Alguns desses eu mesmo já tive, outros observei clientes, amigos ou parentes tendo.
1. Ler livros de não ficção sem fazer anotações:
Livros de auto ajuda, de desenvolvimento pessoal e livros técnicos perdem totalmente o sentido se você esquecer o que há neles ou se tiver que consultá-los aleatoriamente quando precisar lembrar.
O ideal é sempre fazer anotações e, se possível, usar um sistema de fichas ou organização por temas. Em breve vou escrever um artigo ensinando o método específico que uso.
Porque a leitura consome muito tempo e precisa ser bem aproveitada, este é o primeiro na lista dos hábitos improdutivos.
2. Ler livros inúteis:
Um livro só pode ter duas utilidades: entretenimento ou aprendizado. Fora isso, é pura perda de tempo.
Leitura de entretenimento é quando você lê romances ou sobre temas que você ama, mas não necessariamente vai usar para seu trabalho ou para aplicar em sua vida.
Nesse caso, é como ver um bom filme e tem uma utilidade que é relaxar e dar prazer. Vale a pena. Há valor nisso, desde que não ocupe tempo de trabalho.
Leitura de aprendizado é quando você lê um livro técnico sobre seu trabalho ou que ensina alguma habilidade importante para o seu crescimento em alguma área da vida.
Qualquer outro tipo de leitura é perda de tempo.
Esse hábito eu já tive. Em uma determinada época eu tinha a fantasia de que leria todos os livros do mundo, ou pelo menos, todos os livros relevantes.
A verdade é que hoje posso até começar a ler um livro inútil pensando que vai ser bom pra mim, mas tão logo perceba que não cumpre nenhum propósito prático e nem é divertido, paro de ler. Não me obrigo a ir até o fim de livros inúteis.
Este está na lista de hábitos improdutivos pelos mesmos motivos do primeiro.
3. Memorizar informação fácil de ser encontrada
Quando eu era novo, fazia muita diferença no desempenho em todas as áreas ter muitas informações na ponta da língua, lembrar de todos os detalhes sobre um monte de temas.
Hoje em dia, a maior parte das informações puras podem ser encontradas em 0,2 segundo pelo google, o que realmente conta é a capacidade de processamento de informação e combinação criativa dela e, pra isso, você precisa estar com a mente livre, sem excesso de conteúdo inútil.
Por isso, tentar decorar dados que são fáceis de encontrar é um dos hábitos improdutivos. A exceção é quando a pessoa está se preparando para alguma prova sem consulta.
4. Assistir séries ou filmes por horas e horas
Com a Netflix e a possibilidade de maratonar séries, se tornou uma habilidade comum essa de ver um capítulo atrás do outro ou vários filmes seguidos.
Atualmente, com os sistemas de streaming de cada canal, é possível maratonar até novelas, folhetim televisivo.
Essa é uma perda de tempo incrível e não vai levar você a nada, por isso está na lista de hábitos improdutivos. A não ser que você trabalhe com isso, seja crítico de cinema ou coisa parecida.
5. Ler artigos como este e não fazer nada
De que adianta essa lista de hábitos inúteis se você não vai abandonar nenhum deles? Para que serve um artigo explicando como lidar com a ansiedade, se você não vai cumprir nenhum dos passos?
Entre em ação com cada coisa que você ler aqui neste blog ou em qualquer fonte de conhecimento prático que você consuma regularmente.
6. Ser eficiente em coisas que nem deveriam ser feitas
Existem habilidades que simplesmente não são úteis pra nada, nem mesmo como diversão, e outras que só serão usadas uma vez.
Por exemplo, se você não vai ser webdesigner, não precisa aprender a construir sites e todas as habilidades necessárias pra criar páginas só pra fazer o site do seu negócio ou criar um blog. Você pode contratar alguém.
Perdi muito tempo com isso no passado. Aprendi muitas habilidades inúteis ou coisas que só ia usar uma vez. Perdi muito tempo com isso na minha vida.
7. Se distrair nas redes sociais
Perder tempo passando pra cima a linha do tempo do Facebook ou do Instagram sem nenhum propósito específico, só por vício, é uma das atividades mais inúteis e improdutivas que existem.
Algumas pessoas tem como principal causa da procrastinação o hábito de se distrair nas redes sociais. Eu diria que, dos meus clientes e pacientes, 40% tem isso como um problema pra produzir.
8. Discutir política ou outros assuntos polêmicos
Consigo pensar em poucos hábitos mais inúteis, desgastantes e improdutivos do que discutir sobre política, religião ou futebol.
Esses são temas sobre os quais você deve se informar, mas não perder seu tempo tentando convencer os outros que você tem a única verdade ou provar que estão errados.
Em primeiro lugar que quase ninguém muda de ideia ou é convencido nesse tipo de discussão. Em segundo lugar, se não estiver ligado à sua profissão, é um dos maiores gastadores de tempo que existem.
Pura perda de tempo.
Conclusão
A vida é muito curta e existem muitas coisas importantes a serem feitas, Perder tempo com hábitos inúteis é perder vida, perder dinheiro e gastar energia à toa.
Se você pratica alguma dessas coisas regularmente, pare agora e você vai perceber como sobra tempo pra fazer o que realmente importa.
Para aprender todos os princípios da produtividade, clique aqui.