Vença a ansiedade e aprenda a ser uma pessoa tranquila
Neste artigo vamos falar sobre ansiedade e como lidar com ela.
Mas não vou falar aquelas coisas que todo mundo repete sem ter ideia de como resolver, como “ansiedade é excesso de futuro” e coisas do tipo. Deixo isso pros memes da internet. Minha abordagem é prática, é pra resolver.
Então existem alguns itens que você precisa entender:
1 – Ansiedade é condicionada e pode ser descondicionada:
Ansiedade é um estado emocional como qualquer outro.
Assim como alegria, raiva, entusiasmo ou medo, ansiedade não é nada além de um estado emocional e, portanto, tem os mesmos componentes de qualquer estado emocional: pensamento, linguagem e fisiologia (estado do corpo).
Estados emocionais são habituáveis e condicionáveis, ou seja, uma pessoa pode ter criado hábito (mesmo sem querer) de sentir ansiedade e agora seu sistema nervoso tem muita facilidade para entrar nesse estado ansioso toda hora.
É como alguém que treina determinado grupo muscular e passa a ter muito mais facilidade de contrair esse conjunto específico de músculos.
Bem, se você “treinou” seu sistema nervoso para “hipertrofiar” a fisiologia específica da ansiedade, pode destreiná-lo, “atrofiando” esse estado, tornando ele mais fraco e menos intenso.
2 – Ansiedade é um vício químico:
Todas as vezes que você sente ansiedade seu organismo libera um hormônio chamado cortisol, apelidado de “hormônio do estresse”. Quanto mais ansiedade você sente, mais cortisol é jogado na sua corrente sanguínea.
Só que o cortisol, assim como qualquer substância, pode se tornar viciante como uma droga, o que significa que uma pessoa pode ser viciada em cortisol ou literalmente viciada em ansiedade.
Isso significa que, se essa pessoa passar muito tempo sem estresse, sem ansiedade, vai sentir abstinência e sua mente vai começar a procurar coisas para se preocupar e alimentar sua ansiedade.
Então a libertação da ansiedade crônica funciona exatamente como o tratamento de qualquer adicção: um dia de cada vez. Por sorte o cortisol não é tão viciante quanto a heroína ou a cocaína, então é bem menos difícil.
3 – Quem é bom em sentir ansiedade é ruim em relaxar:
Claro que uma pessoa que sofre com ansiedade tem muita vontade de parar de sentir isso e começar a se sentir mais tranquila. Se ela não consegue, é porque não tem essa habilidade.
Então, a primeira coisa que é preciso fazer para aprender a lidar com a ansiedade é aprender a relaxar a mente e o corpo e se acostumar, habituar, a esse estado de relaxamento.
A primeira coisa que recomendo são atividades naturalmente relaxantes, coisas que você faz na sua vida e que normalmente já te acalmam (desde que não seja nada que prejudique sua saúde, como fumar ou comer em excesso ou gastar dinheiro compulsivamente). Procure fazer mais dessas atividades.
A segunda coisa e que vai ter um impacto positivo gigantesco é aprender a meditar. Os benefícios da meditação tem sido estudados há décadas e uma das consequências do hábito de meditar é o aumento da massa do córtex pré-frontal, a área do cérebro que está ligada à determinação e força de vontade.
Olha que coisa boa!
Estudos mostram que a meditação faz o organismo liberar os hormônios endorfina, serotonina e oxitocina que estão ligados à sensações de alívio, bem estar, felicidade e amor.
Quanto mais você praticar, maior a chance do seu organismo “viciar” em ser feliz, ao invés de continuar viciado em ansiedade.
4 – Qualquer emoção é treinável com bastante repetição
Se você quer desenvolver a capacidade de se sentir tranquilo ao invés de ansioso, precisa simplesmente TREINAR a tranquilidade. E, assim como não se ganha músculos enormes em um treino só, precisa de repetição diária, afinal de contas você treinou diariamente a ansiedade, não foi?
–
Quando você entende que é só uma questão de treinar uma nova emoção e que 3 a 5 minutos de meditação por dia já vão fazer a diferença na sua vida, já começa a sentir mais
tranquilidade.
Se tiver dificuldade em implementar essas práticas no seu dia-a-dia ou se sentir que há algo mais, algo do passado talvez, para trabalhar, procure por terapia que pode te ajudar bastante também, mas saiba que você pode treinar suas emoções.
–
Ao longo desse artigo citei dois vídeos e coloco os dois aqui pra você poder assistir, caso queira realmente implementas o que ensinei:
Como Treinar suas Emoções:
Como Meditar – Técnica Básica de Meditação