Como criar novos hábitos

Um plano estratégico para ter novos hábitos

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Neste artigo vamos conversar sobre criar novos hábitos e mantê-los.

Estou falando de hábitos difíceis, daqueles que você provavelmente já tentou antes, mas não conseguiu.

Pode ser o hábito de comer mais verduras, de correr todos os dias, de fazer abdominais, flexões ou agachamentos todos os dias, de meditar etc… Pode ser qualquer coisa que você queira instituir como novo hábito.

Existem alguns passos simples para você tomar que vão garantir que crie e estabeleça firmemente novos hábitos e vou enumerar:

1 – Defina que hábito você quer criar prioritariamente:

A primeira coisa é fazer uma lista de novos hábitos que você quer ter, digamos, daqui a um ano. Coloque quantos hábitos quiser, mas o ideal é que não passe de 4 ou 5 novos comportamentos.

Depois de ter essa lista, escolha qual deles vai ter o maior impacto positivo na sua vida nos próximos 10 anos.

Por exemplo, quando fiz essa lista pela primeira vez, percebi que a coisa que ia mudar mais a minha qualidade de vida para o futuro era fazer atividade física. Então trabalhei em criar esse hábito.

Você não vai abrir mão dos outros hábitos, só vai PRIORIZAR um, desenvolver até se tornar automático e depois passar a desenvolver outro.

Como eu sempre digo lute uma guerra de cada vez.

Por exemplo, depois que estabeleci como hábito a atividade física, parti para o segundo item da lista que era fazer verduras e legumes serem a maior parte dos meus pratos em todas as refeições.
Depois virá outro hábito… Mas só vou pra um novo hábito quando o anterior já está firmemente estabelecido.

2 – Definir passos PEQUENININHOS para começar esse hábito:

Depois de escolher O QUE você quer passar a fazer, precisa definir COMO vai fazer. Mas toda coisa difícil de começar é REALMENTE difícil de começar. Se fosse fácil, você já estaria fazendo.

Então o segredo é fazer ficar fácil separando em pedaços pequenos.

Meu objetivo era fazer atividade física, incluindo aeróbico e exercícios de força todos os dias, mas eu não estava nem fazendo caminhada! Então comecei com a meta de fazer 15 minutos de esteira todos os dias. SÓ ISSO.

Se seu objetivo é fazer 50 flexões ou 50 agachamentos em casa todos os dias, comece com 10 repetições, ou apenas com 5. Se seu objetivo é meditar uma hora por dia, comece com um minuto, só 60 segundos, todos os dias.

Leo Babauta, um especialista em produtividade e minimalismo diz que a gente tem que criar uma primeiro passo TÃO fácil, mas TÃO fácil que seja impossível dizer não.

3 – Ir aumentando a carga semana após semana:

Depois de começar seus 15 minutos de esteira ou um minutinho de meditação ou 10 flexões ou agachamentos por uma semana aumente só um pouquinho. Aumente para 17 minutos ou para dois minutos de meditação ou para 15 flexões ou agachamentos.

Ir aumentando progressivamente a complexidade e o esforço vai garantir que você vai cumprir a sua meta de todo dia e vai criando aos poucos um hábito que vai se tornar sólido ao nível de identidade em breve.

4 – Quando o hábito estiver estabelecido e sólido, vá para o próximo:

Depois que você tiver chegado na quantidade que você quer de exercício físico ou de meditação ou de flexões, agachamentos ou de prospecção etc… parta para o segundo hábito mais importante da lista e repita todo o processo.

Se você criar uma estratégia de desenvolver hábitos desse jeitinho, em um ano vai ser uma pessoa completamente diferente. Posso te garantir.

Resvalos e Vacilos:

Um ponto importante a lembrar é que você é um ser humano. Vai ter dias mais difíceis em que não vai conseguir fazer aquele hábito. Isso tem pouca importância se for um dia só e se você estiver realmente determinado a criar o hábito.

Então, se você cair, resvalar, deixar de fazer, não perca tempo se culpando. Simplesmente recomece.


São 4 passos simples que, se você seguir, vão mudar seu comportamento, seus resultados e até mesmo o tipo de pessoa que você é.

Comece agora. Só a execução importa!

Grande abraço!

Mauro Pennafort

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *