Crescer na vida é ter problemas maiores
Um dos melhores livros que já li foi “Flow” de Mihaly Csikszentmihalyi. Nesse trabalho muito famoso compreendi o chamado estado de fluxo, que é um estado de total absorção e entrega em alguma atividade. Pode ser até uma coisa trabalhosa e cansativa, mas que dá imenso prazer quando completamos.
É aquela situação em que você não sente o tempo passar. Parece mesmo que o tempo parou. Pode ser um hobby, fazer amor, jogar bola ou escrever. Me lembro que, antes de descobrir as meninas, no início da adolescência, eu vivia estado de fluxo lendo um bom livro ou jogando videogame.
Jogando videogame… Porque videogame me deixava em estado de fluxo? Começava de forma simples. Os primeiros desafios eram fáceis de resolver. Então passava de fase e as coisas ficavam um pouco mais complicadas. Era mais rápido e o inimigo final da fase ia ficando mais “esperto”. O desafio de vencer essas novas dificuldades me mantinha lá. Horas e horas.
Conforme ia dominando as dificuldades maiores, quando “morria” tinha que começar tudo de novo e as primeiras fases não tinham mais a menor graça. Eram só mesmo etapas para chegar naquela etapa difícil que me derrotou, mas que agora seria vencida! Às vezes tinha que recomeçar duas ou três vezes antes de dominar o jogo. E naquele tempo não havia pausa!
Depois comecei a pensar em todas as coisas que me deixam nesse estado de super produtividade e entrega e percebi que todas têm essa mesma característica em comum: o nível de dificuldade aumenta progressivamente e sou obrigado a mudar meu nível de habilidade para ficar a altura.
Deixa eu repetir essa frase fundamental colocando na forma imperativa:
AUMENTE REGULARMENTE O NÍVEL DE DESAFIO NA SUA VIDA PARA QUE VOCÊ SEJA FORÇADO A AUMENTAR POUCO A POUCO SUAS HABILIDADES.
Não idealize alcançar um ponto em que não vai ter que fazer nada mais. Isso não é felicidade. As pessoas que conheço que viveram assim, pessoas que ganharam milhões e “se aposentaram”, entraram em depressão ou simplesmente não aguentaram ficar à toa.
Conheço gente que nem ganhou milhões e já “se aposentou”… E são algumas das pessoas mais infelizes, invejosas e complicadas que conheço. Porque elas não têm nem o dinheiro e nem os desafios. Suas vidas não têm sentido e elas procuram problemas de relacionamento ao invés de encarar as situações e aumentar os níveis de dificuldade progressivamente.
Então te pergunto: em que áreas da sua vida você está precisando de um desafio extra para entrar em ação e crescer?