Sobre o aprendizado

Aprender é a habilidade mais fundamental da vida

Imagem de Christine Engelhardt por Pixabay

Já parou pra pensar no que é aprendizado? Quando pergunto isso nos seminários, treinamentos e cursos que faço, quase sempre recebo respostas do tipo “é acúmulo de conhecimento”. O mais interessante é que acúmulo de conhecimento é praticamente O OPOSTO do verdadeiro aprendizado!


Sabe o que é aprendizado? É mudança de comportamento. Você só aprendeu alguma coisa quando seu comportamento muda. Pense em qualquer coisa que você sabe fazer bem hoje, que você realmente passou por um processo de aprendizado.

Uma pessoa que realmente aprendeu a ler passou por mudanças em seu comportamento normal do dia-a-dia que um analfabeto não poderia viver.

Pense numa matéria da escola. Por exemplo, se você não gostava de biologia, mas mesmo assim passou nessa matéria e terminou o segundo grau, isso significa que na véspera da prova você tentou acumular o máximo de conhecimento PARA FAZER A PROVA. Dois dias depois provavelmente você não lembrava de nada!

Mas alguém que GOSTA e REALMENTE APRENDEU biologia no segundo grau, mudou de comportamento em conseqüência do aprendizado, passou a ler mais sobre o assunto, a observar de uma maneira especial para muitos processos da natureza, é capaz de admirar uma lagarta com a mesma cor da folha!

Essa questão de aprendizado real ou não é muito presente na neurociência e nas tecnologias da mente também. Quase todo mundo tem uma noção do que é rapport e se eu perguntar vai saber responder, mas muito pouca gente estabelece rapport no seu dia-a-dia.

Qualquer pessoa que leu “Pense e Enriqueça” ou sua versão atualizada “Quem Pensa, Enriquece” de Napoleon Hill sabe o que é MASTERMIND, mas quase ninguém procurou realmente montar um grupo de mastermind ou se inscreveu no grupo de algum mentor.

Vejo muita gente assim nos cursos. Pessoas que CONHECEM OS CONCEITOS da neurolinguística ou da neurociência, têm conhecimento acumulado, são capazes de citar cada um dos pressupostos da PNL e até escrevem artigos maravilhosos sobre o assunto, mas saber disso não mudou em nada seus comportamentos.

Justamente por ver isso tão de perto quase sempre e por ter até sido uma pessoa assim durante alguns anos de depressão foi que tive que passar pelo processo de despertamento e sair do sono que nossa sociedade vive, pensando que decorar falas é saber.

Então eu te convido a pensar nisso e sobretudo a tomar algumas atitudes a respeito disso. Será que aquilo que você acredita que SABE e que APRENDEU de verdade faz parte de quem você é? Será que seu comportamento e seus resultados em todas as áreas refletem todo o conhecimento que você tem acumulado ao longo da vida? O que está faltando você viver para poder acordar para a realidade?

Tenha pressa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *