A História sempre se repete
Você sabia que o café já foi ilegal por muitos anos, séculos até, em todas as partes do mundo onde foi introduzido?
Enquanto este potente pequeno feijão etíope viajava ao redor do mundo, ele encontrou extrema resistência e às vezes força violenta.
Cafeterias Atacadas
Durante centenas de anos, as cafeterias foram fisicamente atacadas por capangas enviados por partidos políticos de Meca para a Escócia.
Os que bebiam café eram perseguidos e impedidos de desfrutar dessa bebida edificante e das reuniões que ela estimulava.
Café, Chá, Chocolate e “Fake News”
Parece que o medo das notícias não aprovadas pelas autoridades e tentativas de suprimir a liberdade de expressão e pensamento não são nenhuma novidade criada nessa era em que qualquer verdade propagada pela internet é convenientemente chamada de “fake news”.
Uma citação direta do rei Carlos II da Escócia e da Inglaterra em 1673:
“Quanto ao café, chá e chocolate, não sei de nada de bom que eles façam; apenas os locais onde são vendidos são convenientes para as pessoas se encontrarem, sentar-se meio dia e conversar sobre todas as empresas que entram em assuntos de estado, falando de notícias e revelando mentiras, denunciando os julgamentos e discrição de seus governantes, censurando todos suas ações, e insinuando aos ouvidos do povo um preconceito contra eles; exaltando e magnificando suas próprias partes, conhecimento e sabedoria, e condenando os de seus governantes; que, se perdurar por muito tempo, pode ser pernicioso e destrutivo. ”
Aparentemente, as cafeterias faziam o papel que as redes sociais fazem hoje: propagavam ideias livremente de quaisquer pessoas sem distinção.
A proibição do café era um equivalente antigo ao arremedo de documentário “O Dilema das Redes” que se esforça para demonizar a informação descentralizada enquanto implora para que voltemos a acreditar cegamente na mídia mainstream televisiva.
Ameaça ao Mundo Muçulmano
O rei Charles não estava sozinho em seus medos. Em 1511, Khair Beg, sultão e governador do Egito pelo Império Otomano fechou todas as cafeterias em Meca.
O café chegou a Constantinopla na década de 1550 e foi banido pelo Sultão Selim II, depois em 1580 por seu usurpador Murad III e novamente na década de 1630 por Mirad IV.
Os governantes autoritários morrem de medo de reuniões públicas onde as pessoas falam livremente e começam a questionar o status quo.
Por isso quando autoridades oficiais ou os tais “fact checkers” afirmam que alguma informação é “fake news”, eu passo a dar mais credibilidade a esta informação, mesmo que antes nem levasse a sério. Se incomoda a quem está no controle, deve ter algum fundo de verdade.