Como se inspirar todos os dias

Se inspirar para fomentar entusiasmo

Imagem de Alfonso Cerezo por Pixabay

Todos temos dias em que estamos mais animados e naturalmente motivados e outros dias em que estamos sem inspiração, sem aquela vontade natural de agir.

Existe por ai uma ilusão de que há pessoas imparáveis e permanentemente motivadas. A verdade é que essas pessoas muito motivadas que se vê por aí desenvolveram naturalmente, pela sua história de vida, ou aprenderam algumas ações simples que fazem todos os dias, consciente ou inconscientemente.

Neste artigo vou te ensinar COMO você pode aprender as coisas que VOCÊ precisa fazer pra se motivar mesmo nos dias difíceis.

1 – Entender sua direção de motivação:

A primeira coisa que você precisa conhecer é o seu tipo de motivação natural.

Cada ser humano nasce com uma direção particular de motivação. Isso é como ser destro ou ser canhoto, você já nasceu assim, é um metaprograma (futuramente vamos falar sobre metaprogramas em detalhes).

Existem dois tipos de motivação:

Motivação por Aproximação:
Nesse caso, a pessoa quer obter prazer e se motiva pelo que vai ganhar de bom.

Se você é uma pessoa que é fortemente motivada pelas coisas que vai conseguir, pelos seus sonhos e normalmente começa a fazer as coisas no início do prazo, você provavelmente é motivado por aproximação.

Você levanta da cama por causa das coisas boas que pode ou vai fazer naquele dia.

Motivação por Afastamento:
Nesse caso, a pessoa quer se livrar de uma dor e se motiva para fugir de alguma coisa ruim.

Se você é uma pessoa que se mexe mais para evitar problemas e deixa pra fazer as coisas sempre na última hora, provavelmente você é motivado por afastamento.

Você levanta da cama porque sabe que se ficar mais tempo deitado vai perder a hora.

É muito importante conhecer sua direção de motivação porque você pode usar isso a seu favor.

Se você é motivado por aproximação precisa estar todos os dias pensando no seu sonho, no seu objetivo. Se é emagrecer, precisa ter uma visualização clara de como vai ficar seu corpo e pensar nisso o tempo todo, se seu objetivo é ganhar mais dinheiro, precisa pensar no quanto quer ganhar todos os dias, se quer um relacionamento bom, precisa pensar nisso constantemente.

Por outro lado, se você é motivado por afastamento, precisa sempre estar se lembrando de todas as coisas ruins que vão acontecer se você não entrar em ação. Criar um quadro na sua mente com todas as coisas que você não quer nunca mais na sua vida.

Enviei uma semente sobre isso e se você quiser ouvir para entender melhor, é só clicar nesse link.

Na prática, quando você acordar desanimado:

Se você for de aproximação, precisa pensar no seu sonho, ver fotos do seu objetivo, lembrar de todas as coisas boas que vai ganhar se entrar em ação.Ansiedade é um estado emocional como qualquer outro.

Se você for de afastamento, precisa pensar em todas as coisas ruins que vão acontecer se você não entrar em ação, todas as consequências de deixar as coisas como estão.

2 – Criar propulsão neurológica:

Seu sistema nervoso está programado pra buscar prazer e fugir da dor. Mesmo sendo predominantemente de aproximação ou de afastamento, sua neurologia sempre busca obter prazer.

Então há duas coisas que você precisa fazer para ativar isso: primeiro uma lista de todas as coisas ruins que vão acontecer se você não fizer nada e segundo uma lista de todas as coisas ruins que vão acontecer se você continuar mais 5 anos desse mesmo jeito.

A segunda coisa que precisa fazer é proporcionar dor física todas as vezes que fizer alguma coisa contrária aos seus objetivos. Não é dar tapa na própria cara nem nada assim.

Você pode usar a técnica clássica criada por Benjamin Franklin no século XVII e que Tony Robbins usa tanto em várias situações: a técnica do elástico no pulso.

Você pega um elástico comum e coloca no pulso oposto ao que você usa o relógio. Todas as vezes que você pensar, sentir ou fizer alguma coisa contrária aos seus objetivos, você puxa o elástico e deixa ele bater no seu pulso, causando dor.

Com isso você vai associar dor ao comportamento que não quer mais ter. Eu usei isso para tirar compulsão alimentar, compulsão por gastos, parar de falar mal dos outros etc etc etc…

Tem só que tomar o cuidado de puxar do lado de fora do braço e não do lado de dentro onde as veias estão mais expostas e você pode arranjar o hematoma desnecessário.

Se você fizer isso sistematicamente, vai mudar seu comportamento.

3 – Ter o compromisso de se motivar todos os dias:

Motivação é uma coisa que precisa ser renovada. É como a bateria do celular, quanto mais você gasta com ações, menos energia sobre.

Então precisa todos os dias buscar formas de se motivar. Minha sugestões são:

Seguir canais e e perfis motivacionais nas redes sociais, principalmente no youtube. Todos os dias assistir a pelo menos um vídeo motivacional. O meu vídeo motivacional preferido de todos você pode acessar clicando aqui.

Assistir regularmente filmes motivacionais que te causem empolgação e entusiasmo é outra coisa que ajuda muito. A maioria das pessoas com tendência depressiva tem hábito de ver filmes tristes e dramáticos. Isso só piora a condição delas. Procure assistir filmes que te motivem.

Ler livros positivos, motivacionais e que nos ensinam a ser pessoas melhores também faz uma diferença enorme. Coloca ideias boas na sua mente. Alimenta você com motivos para realizar.

Eu recomendo fortemente biografias de pessoas vitoriosas, pessoas que venceram dificuldades ou que foram os melhores no que fizeram, tanto em filmes quanto em livros.

Quando você deve se motivar? TODOS OS DIAS.

Como todas as emoções são treináveis por repetição, conforme você for fazendo isso, vai acabar se tornando uma pessoa “naturalmente” motivada. Basta fazer isso todos os dias e deixar o tempo passar.


Ao longo desse artigo citei dois vídeos e um áudio e coloco os links organizados aqui pra você poder assistir e ouvir:

Semente sobre motivação (áudio):
htpps://drive.google.com/open?id=19WexBvjL1kp713m0_5guHeypuZ0vRo4l

Meu vídeo motivacional favorito:
https://vimeo.com/341201770

Como Treinar suas Emoções:
https://www.youtube.com/watch?v=g6HiiKIDGqc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *