Manual de Visualização

Desenvolva sua imaginação pela visualização

Imagem de Stefan Keller por Pixabay

Aprenda a fazer visualizações perfeitas mesmo se você tiver MUITA dificuldade em imaginar coisas.

Neste artigo vou te ensinar o passo a passo para aprender a visualizar muito bem. Se você já tem facilidade para imaginar coisas com imagens, vai aprender a aprimorar um pouco essa habilidade, mas se você é daquelas pessoas que não conseguem formar nenhuma imagem na mente, fica tudo escuro ou só tem palavras, então esse manual foi feito pra você.

A primeira coisa que você precisa entender é que visualizar, imaginar as coisas com imagens, sons e sensações iguais aos reais é uma habilidade como outra qualquer e pode ser treinada e desenvolvida. Só que é uma habilidade que traz grandes vantagens porque você aprende a instruir sua mente inconsciente sobre as coisas que você quer na sua vida e com muitos detalhes.

Então quais são os passos para treinar visualização?

Separei em níveis de dificuldade progressiva para que você possa ir desenvolvendo cada vez mais a habilidade. Repito: com esse sistema que criei qualquer pessoa pode aprender a visualizar com muita eficiência, independente do seu grau de dificuldade atual com esse processo.

Visualização 1 – Imaginar formas básicas em fundos infinitos:

O primeiro passo para desenvolver a habilidade de visualização, principalmente para quem tem dificuldade, é imaginar, de olhos fechados, as seguintes coisas nessa sequência: 

  1. Primeiro você imagina um fundo branco infinito com um quadrado preto bem na frente dos seus olhos.
  2. Fique com essa imagem por um tempo e depois troque a cor do quadrado por vermelho.
  3. Fique com essa imagem por um tempo e depois troque a cor do fundo para azul.
  4. Fique com essa imagem por um tempo e depois troque a cor do quadrado por amarelo. 
  5. Fique com essa imagem por um tempo e depois mantenha o fundo azul e troque o quadrado por um círculo todo preto.
  6. Fique com essa imagem por um tempo e depois troque a cor do fundo para rosa.
  7. Fique com essa imagem por um tempo e depois troque a cor do círculo para todo verde
  8. Fique com essa imagem um pouco e depois mantenha o fundo rosa e troque esse círculo por um triângulo todo preto.
  9. Fique com essa imagem por um tempo e depois troque a cor do triângulo para branco.
  10. Fique com essa imagem por um tempo e depois troque a cor do fundo para vermelho.
  11. Fique com essa imagem por um tempo e depois troque a cor do triângulo para branco.

Se você tiver dificuldade com esse exercício de primeiro nível, é sinal de que realmente essa é uma habilidade que você não desenvolveu ao longo da sua vida e vai precisar trabalhar nela.

Desenvolver habilidades é como construir uma casa, organizar uma festa grande ou construir um corpo musculoso: a gente tem que começar dos básicos e ir avançando.

Repita esse primeiro exercício até que você consiga fazer com facilidade todas essas trocas de cor e imagens básicas.

Visualização Nível 2 – Imaginar lembrando de imagens paradas:

Pegue uma imagem bem simples, tipo revistinha da turma da Mônica e fique olhando por um minuto. Depois feche os olhos e relembre a imagem na sua imaginação.

Faça isso pelo menos 10 vezes para cada imagem que treinar.

Tem algumas imagens que você pode usar e separei algumas aqui:

Imagem Simples 1:

Imagem de Katherine Ab por Pixabay

Imagem Simples 2:

Imagem de Katherine Ab por Pixabay

Imagem Simples 3:

Imagem de Katherine Ab por Pixabay

Repita esse exercício de recordar imaginando essas figuras simples até que você consiga fazer isso com facilidade e lembrar todos os detalhes.

Visualização Nível 3 – Imaginar lembrando de imagens em movimento:

Nesse nível você vai trabalhar para se lembrar de imagens em movimento. E a mais simples de se trabalhar é um movimento seu mesmo.

Então olhe para a sua mão com a palma virada para você e toque o polegar em cada um dos outros dedos em ordem: indicador, médio, anelar e mindinho.

Do jeito que mostro nesse vídeo:

Faça o movimento de novo, olhando atentamente, primeiro seu polegar toca o dedo indicador, depois toca o dedo médio, depois toca o dedo anelar e depois o mindinho.

Agora feche os olhos e veja na sua imaginação a sua mão fazendo exatamente esse movimento. Repita esse exercício até que seja bem fácil recordar esse movimento da sua mão com todos os detalhes visuais e até a sensação dos dedos.

Visualização Nível 4 – Imaginar lembrando de imagens complexas paradas:

Esse é o exercício principal que eu usei e que falo nesse vídeo.

Nessa etapa você vai olhar com muita atenção imagens cheias de detalhes, fotos de paisagens ou envolvendo detalhes e depois fechar os olhos e lembrar do máximo de detalhes da imagem.

É muito parecido com o exercício do nível 2, só que usa imagens mais complexas e cheias de detalhes. Separei algumas que você pode usar:

Imagem Complexa 1:

Imagem de Valiphotos por Pixabay

Imagem Complexa 2:

Imagem de Larisa Koshkina por Pixabay

Imagem Complexa 3:

Imagem de David Mark por Pixabay

Repita esse exercício de recordar imaginando essas figuras complexas até que você consiga fazer isso com facilidade e lembrar todos os detalhes.

Visualização Nível 5 – Criar imagens:

Depois que você tiver ficado realmente eficiente nos 4 níveis anteriores, pode começar a criar suas próprias imagens mentais.

Comece agora a imaginar livremente uma casa em sua mente. Coloque as paredes do jeito que quiser, se imagine entrando pela porta e olhando para os lados. Veja as coisas que você quiser, na posição que você quiser.

Imagine-se viajando de avião. Imagine as cadeiras, o quanto o assento é confortável, a imagem da aeromoça indo pra lá e pra cá.

Comece a praticar imaginar em detalhes as coisas que você quer que aconteçam na sua vida. Veja os detalhes, ouça os sons e, principalmente, sinta as sensações.

Pratique o nível 5 para o resto de sua vida sempre imaginando coisas que você quer que aconteça na sua vida e você vai alcançar muito mais resultados e sucesso do que jamais conseguiu.

Como usar melhor esse manual:

Você poderia me perguntar porque todos os exercícios dos primeiros quatro níveis eram sobre lembrar e não imaginar uma coisa inédita. O processo é assim porque quase tudo que criamos na nossa mente em termos de imagens, sons e sensações são lembranças que temos e adaptamos.

Todo processo criativo é assim. Se você teve dificuldade em algum nível, é nele que deve trabalhar mais, por pelo menos uma semana inteira todos os dias ou até mais tempo. Deve treinar aquele nível especificamente até que fique realmente muito eficiente naquela habilidade.

Só depois que tiver dominando cada nível, passe para o próximo. O ideal seria imprimir esse artigo e usar como manual mesmo, agendando horários para treinar visualização e treinar todos os dias.

Comece agora a treinar visualização.

Só a execução importa!

4 comentários

  1. Tenho dificuldade de visualizar imagens vejo tudo preto tento imaginar e não consigo só pensamento mas não consigo por imagem ao que estou 😔

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.