Sobre a Inutilidade de Convencer

Por que tentar convencer as pessoas para o seu modo de pensar é péssimo para todos

Relógio De Bolso, Tempo De, Perda De Tempo, Relógio
Convencer é perda de tempo

A Primeira Fase – Nos Esforçamos para Convencer

O sistema educacional nos treina e adestra para dar a resposta certa (que nunca é a verdade, nem os fatos, mas a simples repetição da mesma opinião do professor) e por isso nos esforçarmos ao máximo para estar certos e convencer as pessoas do nosso ponto de vista.

Atualmente as redes sociais tem esse mesmo papel de nos adestrar para “ganhar discussões” ou “refutar argumentos” não importa que métodos usemos.

Nessa fase, nos aborrecemos com quem pensa diferente e às vezes xingamos por escrito, mas quase sempre xingamos mentalmente, considerando a pessoa “gado” ou qualquer coisa do tipo.

É uma fase importante, que perde o sentido depois que evoluímos, porque nela podemos entender O QUE nos irrita e, se nos permitirmos refletir, entender POR QUAL MOTIVO nos irrita tanto a pessoa pensar diferente.

Quando você chega ao ponto dessa reflexão está prestes a ir para a segunda fase…

convencer
Imagem de Oleg Gamulinskiy por Pixabay

A Segunda Fase – Convencer Serve pra Que?

Se você for honesto de verdade com você mesmo vai começar a questionar o falso motivo pelo qual todos estão tentando convencer os outros de seus pontos de vista: é para “ajudar as pessoas a despertar”.

Uma motivação tão altruista não poderia estar acompanhada de raiva, polarização, estratégias de envergonhamento e coisas do tipo.

Se o motivo fosse realmente “amor à humanidade”, você não se sentiria assim. Então deve haver algo por trás.

E você começa a perceber que está num processo projetivo. Na verdade não está tentando convencer os outros, está tentando validar sua própria crença “trazendo mais adeptos” ou “ganhando mais discussões”.

Então percebe que, se você precisa que outros também saibam a verdade para validar o que você já sabe, então você não tem tanta certeza assim.

Filme “Eles Vivem” de John Carpenter

A Terceira Fase – Convencer é Inútil

Você percebe que se tenta com muita força ajudar os outros a despertar, você fica excessivamente atento a como estão recebendo a informação e acaba misturando seu pensamento com o daqueles que dormem e atrapalha o seu próprio despertamento.

Saiba pra você, compartilhe apenas com quem realmente quer saber a verdade, procure outras pessoas despertas para crescer com elas e, sobretudo, entenda que quem dorme quer continuar dormindo e, se você tentar acordar essas pessoas, vai ser xingado, invalidado ou cancelado.

Você não precisa convencer ninguém. Como dizia Ronald Reagan, se você está se explicando, já está sendo derrotado.

Gaste melhor sua energia.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.