liderança

A Liderança Precisa da Intolerância

Entenda como a intolerância forma a liderança

liderança
Filme “O Destemido Senhor da Guerra”

Definindo Liderança

A verdadeira liderança é conduzir a si mesmo e/ou outras pessoas em direção a uma visão ou um resultado. O líder precisa saber claramente onde quer chegar e ter parâmetros claros de COMO vai chegar lá.

Assim como foco tem muito mais a ver com dizer não para as distrações, a liderança está totalmente ligada a dizer não para as ações que não levem à visão ou resultado.

Em outras palavras, o líder não pode tolerar comportamentos, valores e modelos de mundo que conduzam para longe da visão ou do resultado.

Isso vale em nível pessoal (líder de si mesmo) e em nível de grupo (quando conduz outras pessoas)

Por exemplo, se você quer ficar em boa forma, não pode tolerar que você coma mal, deixe de se exercitar por preguiça ou se descuide da saúde. Se está liderando um grupo de pessoas para ficarem em forma, não pode tolerar delas esses comportamentos também.

Definindo intolerância no contexto da liderança

liderança de Gandhi
Image by WikiImages from Pixabay

Quando falo em “intolerância” não estou usando o significado que a programação social criou para essa palavra no final do século XX, mas seu significado original, etimológico.

Nosso sociedade distorceu a palavra intolerância de modo que parece ser um sinônimo para violência e convívio agressivo.

Não é verdade. Gandhi, por exemplo, foi um grande líder pacifista justamente quando se tornou intolerante. Ele não tolerava mais a dominação britânica, mas também não tolerava de seus seguidores atitudes de violência, criando o conceito de resistência pacífica.

Podemos até questionar se em outros contextos a resistência pacífica funcionaria, mas não dá pra negar a liderança de Gandhi, que soube entender o mundo em que vivia e era totalmente intolerante com a violência e a opressão.

Liderança é intolerância

liderança
Image by Juan Ospina from Pixabay

A intolerância é a característica de um líder que eleva todos ao seu redor. Se alguém quer liderar de verdade, deve se tornar intolerante com as coisas que não se alinham ao propósito do grupo e da visão.

O grau de sua tolerância de um líder é desproporcional à qualidade de sua liderança. Quanto mais tolerante for, menor será a qualidade. Porque não é fácil manter qualidades e valores fortes. A tolerância leva à erosão dos altos padrões.

A responsabilidade do líder é criar uma cultura onde quem o segue possa crescer e se tornar excepcional naquilo que está direcionando. Mesmo que seu seguidor seja somente ele ou sejam funcionários, família, sócios, alunos etc…

A liderança protege a cultura

liderança e cultura
Image by SNCR_GROUP from Pixabay

Na liderança é preciso criar uma cultura que naturalmente conduza para a visão e os objetivos e para proteger e cultivar essa cultura, o líder precisa de algumas coisas:

  • A convicção do objetivo dessa liderança (a visão)
  • Os valores (prioridades) que precisam ser defendidos para chegar à visão
  • A total rejeição de valores que entrem em conflito com a visão

Cada vez que o líder compromete sua liderança acomodando valores menores por causa da tolerância, ele enfraquece sua própria convicção e desrespeita aqueles que o seguem, que confiam em sua resiliência para manter a coerência e integridade da cultura que busca construir.

Qualquer tipo de liderança

liderança familiar
Image by Daniela Dimitrova from Pixabay

Isso serve para qualquer tipo de liderança.

Se alguém quer construir uma família e criar filhos que possam competentemente assumir o controle do que construiu em abundância, e continuar sua linhagem, então não pode ser tolerante com aqueles com quem seus filhos fazem amizade, que carecem de seus valores e os prejudicam com os seus próprios.

Se alguém quer administrar um grupo de funcionários com a intenção de fornecer um serviço excepcional em um domínio, então precisa discriminar em competência, e ser intolerante com qualquer pessoa que não esteja de acordo com a atmosfera competitiva e hostil necessária para atingir o objetivo.

Você faz um favor às pessoas quando se torna intolerante. Você os ajuda a revelar seus próprios valores e o quanto eles são diferentes em comparação aos seus.

Isso funciona como um alerta para as pessoas que as motivará a elevar seus padrões ou permanecer na média, medianos, medíocres.

Um grande erro bastante comum

erro de liderança
Image by Jarmo Larsen from Pixabay

É um erro comum pensar que os líderes precisam ser tolerantes e aceitar tudo, quando, na verdade, é um dever dos líderes filtrar as pessoas de alta qualidade, forçando-as a se qualificarem para os padrões que ele define, prega e age de acordo.

Quem não quiser seguir um líder forte, não siga. Ninguém é obrigado. Mas se alguém decide segui-lo é porque espera ser conduzido com assertividade, substantivos concretos e valores definidos.

Os objetivos só podem ser alcançados por meio de regras claras que ajudem a alcançá-los. Essas regras se tornam seus valores. Esses valores definem um padrão, que desenvolve uma cultura.

Quem fica abaixo disso e não está se esforçando para alcançar o padrão, não deve ser tolerado. Os líderes protegem os seus por meio da intolerância.

Cada um escolhe por quem vai ser liderado. É uma escolha. Mas se você escolhe uma cultura de exigências altas, você vai precisar se esforçar para alcançar seus padrões.

Cultura forte

liderança e cultura forte
Image by Kevinsphotos from Pixabay

Quanto mais forte for a cultura, maior a influência e mais aqueles que seguem irão admirar o líder. Quanto mais fraca a cultura, mais a liderança tem que ser exercida com autoridade e força e menos as pessoas admiram de verdade o líder.

É preciso proteger e fortalecer a cultura da liderança por meio da intolerância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *