Os Dez Maiores Erros Sociais

Conheça os dez erros mais comuns de habilidade social

erro social
Image by Jupi Lu from Pixabay

Um erro social é um comportamento que pode prejudicar sua vida social e seus relacionamentos diversos. A sua capacidade de conversar bem com as pessoas, fazer amigos e ganhar a confiança deles são habilidades importantíssimas.

Existem pessoas de quem você foge desesperadamente. Pessoas chatas com um papo chato! Já falei sobre os assuntos proibidos em outro artigo.

Observando essas pessoas, notei que elas apresentam algumas características em comum. São erros que todos nós podemos cometer, mesmo sem querer, e que nos transformam em pessoas desagradáveis.

Quero que você preste atenção e veja se tem cometido esses erros, para poder corrigir e aumentar sua habilidade social.

Erro Social 1: Interromper demais as pessoas

erro social
Image by fernando zhiminaicela from Pixabay

Interromper demais as pessoas quando estão falando é uma das piores coisas que você pode fazer numa conversa.

Isso parece óbvio, não? E eu até pensei se realmente deveria incluir isso nessa lista, mas depois vi que isso é tão comum, mas tão comum que tinha que ser citado.

No meio do marketing e das vendas é mais comum ainda. As pessoas parecem que estão aflitas para entregar a mensagem delas e esquecem que estão falando com outra pessoa.

Muitas vezes nós estamos tão ocupados tentando ser ouvidos que esquecemos de ouvir. Então, ao invés de nos preocuparmos com o que é importante para o ser humano à nossa frente, nós perdemos aquele tempo precioso pensando no que vamos falar depois.

É um grande erro!

Quando fazemos isso, não apenas estamos sendo mal educados, como ficamos completamente distanciados da conversa. A pessoa percebe que você não está prestando atenção ao que ela fala. E quem quer falar pra uma parede?

Tente adotar o hábito de absorver completamente o que a outra pessoa está dizendo antes de responder. Isso já é um ENORME PASSO para se tornar um ouvinte efetivo.

Em alguns casos a pessoa só interrompe os outros quando se está falando sobre um determinado assunto. Todos temos nossos assuntos favoritos e quando se está falando deles, a tendência que temos de interromper as pessoas é maior.

Erro Social 2: Falar DEMAIS sem parar

erro social
Image by Ryan McGuire from Pixabay

Falar DEMAIS, emendando um assunto no outro sem parar é um erro insuportável.

Você já deve ter vivido essa situação. Você está falando com uma pessoa no telefone e tenta desligar, mas ela sempre emenda mais um assunto e, quando você pensa que a conversa vai acabar, começa tudo outra vez.

Você gosta disso? Eu não gosto e a maioria das pessoas também não.

Se você é uma pessoa apaixonada pela vida, entusiasmada e feliz, é muito fácil cair nesse erro. Porque a sua empolgação te deixa com vontade de compartilhar isso com todo mundo!

E ter paixão e entusiasmo NORMALMENTE é excelente!

Mas se você nota que as pessoas com quem você conversa estão sempre tentando fazer um comentário e você nunca deixa, há algo errado.

Uma boa dica é falar como nos ensinaram a escrever. Nós escrevemos em parágrafos, certo? E separamos os assuntos assim, não é?

Um parágrafo é um bloco que encerra um pensamento (exceto em e-mails em que o parágrafo é mais usado pra facilitar a leitura).

Então, que tal nas conversas falar um assunto de cada vez?

Erro Social 3: Exagerar nas fofocas

erro social
Image by Sofia Shultz from Pixabay

Eu aprendi que as pessoas quando nos veem fazendo alguma coisa a outros, pensam logo que você vai fazer a mesma coisa a elas.

Se você começa a contar “segredos”, tentando mostrar que é bem relacionado e que tem acesso a informações privilegiadas, o máximo que consegue é mostrar que é uma pessoa fofoqueira e isso só atrai pessoas iguaizinhas, que só vão a todo lugar pra reparar nas coisas e fofocar.

Erro Social 4: O Super especialista

erro social
Image by Sammy-Sander from Pixabay

Algumas pessoas acham que sabem mais do que especialistas. Tentam competir com alguém naquilo que aquela pessoa é profissional e acabam sempre se dando mal.

Uma vez fui ao teatro com amigos e era uma daquelas comédias stand up. O ator brincou com um dos nossos amigos e ele não soube levar na esportiva, tentando também brincar com o comediante, achando que podia levar a melhor.

Foi feio o tombo… Mas é claro que tinha que ser! Um comediante desse tipo faz isso todas as noites e já ouviu todo tipo de resposta e zuação.

Acredite em mim, se você quiser entrar na brincadeira com um cara desses, a não ser que você seja MUITO BOM COMEDIANTE, ele vai te massacrar!

Um outro exemplo é um conhecido meu que quase perdeu a chance de casar com a esposa. Quando eles se conheceram, ela puxou um assunto sobre carros esportivos e ele, achando que mulheres não entendem nada disso, começou um monte de fanfarronice.

Acontece que a mulher dele, na época, trabalhava na única importadora de uma determinada marca de altíssimo padrão que havia no Brasil e sabia tudo de carros esportivos, principalmente de luxo.

Ele falou tanta besteira que deixou uma péssima impressão nela. E ele só consertou essa impressão meses depois, com a ajuda da prima dela.

Outro caso típico é do cara que vai ao médico e fica tentando orientar o diagnóstico. Tenho uma amiga que leva o filho ao pediatra e dá palpite o tempo todo.

O pior é que ela fica aborrecida e acha que o médico é incompetente quando ele dá um diagnóstico diferente do que ela queria. Esse garoto já trocou de médico umas 15 vezes…

É perigoso tirar conclusões precipitadas. É perigoso adivinhar quem a pessoa é e o quanto ela sabe. Não seja essa pessoa que adivinha tudo e sai falando. Seja a pessoa que ouve mais e pensa antes de falar.

Erro Social 5: O ódio personificado

erros social
Image by Peter Ziegler from Pixabay

Ser aquela pessoa que odeia tudo e todos é outro erro mais comum do que imaginamos e extremamente repelente.

Ultimamente, mais do que nunca, todos têm falado sobre evitar as pessoas negativas. Sobretudo no ambiente do desenvolvimento pessoal, os negativos são COMPLETAMENTE tóxicos.

E tem aquelas pessoas que odeiam programas de televisão, odeiam políticos, odeiam sair à noite, odeiam shopping lotado, odeiam certo ator, odeiam fila, odeiam cinema cheio, odeiam, odeiam, odeiam…

Observe que os exemplos que dei acima são coisas dignas de se odiar. Afinal de contas quem gosta de esperar um tempão numa fila?

Não há problema nenhum em odiar ficar em uma fila. O problema mesmo é só FALAR sobre as coisas que você odeia.

Pode ter graça falar que odeia novela, que odeia a impunidade que impera no Brasil, que odeia o salário mínimo por algum tempo, mas ficar 3 horas falando só das coisas que você odeia, enche a paciência de qualquer um!

Aliás, tudo que possa ser considerado “reclamação” é socialmente repelente. Por mais engraçado que seja seu ódio por palhaços, por exemplo, vai chegar um momento em que vai perder a graça.

Eu mesmo odeio novela e falo sempre mal dos pastéis chineses da vida, mas não passo o tempo todo falando disso. Isso é, no máximo, 15% dos meus assuntos.

Mantenha assim: 85 a 90% de positividade e o resto neutro ou negativo, afinal de contas ficar só positivo, sem enxergar os problemas, fora da realidade também não é o ideal.

O bom é o equilíbrio.

Erro Social 6: O bem informado

Image by Gerd Altmann from Pixabay

Tem gente que tem a mania desagradável de tratar novidades como se fossem fatos antigos ou sem importância.

Vou te dar um exemplo simples: a pessoa vai comentar sobre um novo lançamento no cinema que estreou no Brasil. Aí o bem informado responde sem dar importância dizendo assim “É. Já estou sabendo disso desde a semana passada”, como quem diz que não há novidade nenhuma no comentário dele.

Ou alguém comenta sobre uma nova pizzaria no bairro e o bem informado diz “Outra pizzaria?! Essa cidade já tem um monte de pizzarias!”, não dando a mínima importância.

Ou alguém fala de um livro e ele responde “Ah! Esse livro é velho!”

Nos três exemplos acima, ele poderia responder dando importância ao comentário que a pessoa fez, mesmo que não fosse novidade pra ele.

Quando a gente trata os assuntos das pessoas como se fossem notícias velhas ou coisas sem importância, as pessoas se sentem pouco importantes.

Quando você trata as “novidades” das pessoas (mesmo que não sejam tão novas assim pra você) como coisas importantes e que merecem respeito e atenção, as pessoas se sentem valorizadas por você e se sentem bem ao seu lado.

Erro Social 7: Falar de pessoas ausentes

Image by Barbora Franzová from Pixabay

Na verdade não é exatamente falar, porque se forem elogios não há problemas, mas contar alguma coisa sobre uma pessoa ausente que você preferia que ela não soubesse que você contou.

Pode ser contar um segredo da pessoa ou falar mal dela ou até mesmo alguma coisa que PARECE pra quem está ouvindo que é segredo, mesmo que não seja.

Algumas pesquisas realizadas por psicólogos americanos revelaram que duas coisas estranhas acontecem quando você fala de alguém ausente:

1 – A pessoa com quem você está falando conclui que você TAMBÉM FALA MAL DELA com os outros quando ela está ausente.

E isso vale pra outras coisas também. Tudo que você fizer em relação aos ausentes a pessoa pensa que você vai fazer com ela também, assim que ela for embora.

2 – A pessoa com quem você está falando tem grandes chances de atribuir A VOCÊ os defeitos que você está falando da pessoa ausente.

Por exemplo, imagina que você está conversando com Pafúncia e acaba contando pra ela que Fulaninho é mentiroso.

Inconscientemente, a Pafúncia fica com a impressão de que você é que é mentiroso.

Parece estranho isso, mas já foi provado em muitas pesquisas desde os anos 70. Os psicólogos repetem esse tipo de pesquisa de tempos em tempos e sempre dá o mesmo resultado.

E a última coisa que você quer é que as pessoas pensem que você, além de falar mal delas, ainda tem os defeitos dos outros!

Erro Social 8: Ser sempre superior

Image by Sammy-Sander from Pixabay

O superior é assim: se você conta pra ele que ganhou um dinheiro, ele diz que já ganhou muito mais, se você conta que passou uma dificuldade, ele diz que já passou muito mais dificuldade, se você diz que está feliz no amor, ele conta que o relacionamento dele é muito melhor e mais gratificante.

Ele simplesmente é “superior” em tudo! Um chato de carteirinha!

É diferente do bem informado porque ele acha que é superior POR NATUREZA. Não precisa trabalhar, nem estudar, nem ler nada. Ele simplesmente se acha superior só por existir.

Narcisista típico.

Erro Social 9: O Conselheiro

erro social
Image by Scottslm from Pixabay

Dar conselhos a quem não pediu é outro erro insuportável.

Às vezes o conselheiro só quer ajudar, quer evitar que aquela pessoa erre em alguma coisa.

Mas é muito chato quando você conta que levou uma multa em determinada situação e lá vem um conselheiro dizendo que você deve estacionar de outro jeito, conversar com o guarda de uma maneira etc…

Pior é quando o cara ainda diz assim “Comigo é diferente! Eu faço isso e isso e isso!!” Meu Deus, que desagradável!!

A pessoa vem desabafar e o conselheiro começa a dar sermão, dizendo que nunca faria aquilo, que a pessoa tem que fazer isso, se afastar das pessoas, estudar sei lá o que.

Você procura acolhimento e ele vem com críticas “construtivas”.

Pesquisas comportamentais mostram que a maioria das pessoas que recebe um conselho que não pediu se sente de três formas básicas:

1 – A pessoa começa a questionar se o conselheiro tem condições, se tem moral pra dar esse tipo de conselho. Ela começa a pensar “Quem é Fulano pra me ensinar como estacionar o carro?!”

2 – A pessoa começa a achar que o conselheiro é arrogante, que é intrometido e “entrão”. Fica parecido com o erro anterior, superior em tudo.

A pessoa pensa “Esse cara tá sempre tentando mostrar que faz tudo melhor do que eu.”

3 – A pessoa pensa que o conselheiro está tentando manipular seu comportamento para obter alguma vantagem, sobretudo se for uma pessoa muito desconfiada.

E esses três padrões são inconscientes, a pessoa começa a sentir uma repulsa por quem deu o conselho mesmo sem nenhum motivo aparente.

Erro Social 10: O profeta das conversas

Image by Amber Clay from Pixabay

Algumas pessoas estão sempre se preparando para o pior em tudo na vida. Elas já esperam que as coisas deem errado.

E um dos maiores problemas com isso é que elas preparam as pessoas a sua volta para esperar o pior também, preparando a conversa pra dar errado logo de início.

Afinal, pra que iniciar uma conversa se você acha que não vai dar certo?

Bom, o pior é que as pessoas fazem isso o tempo todo! Vou te dar uns exemplos e você vai entender exatamente o que eu quero dizer.

Às vezes uma pessoa fala “Olha, não me leva a mal não, mas…” ou “Eu não quero ofender a religião de ninguém, mas…” ou “Eu não quero brigar com você, mas…” ou “Por favor não me entenda mal, mas…” logo no início de uma frase. É óbvio que vem aí uma coisa que pode ser levada a mal!

A pessoa SABE que é uma ofensa em potencial, mas vai dizer mesmo assim!

Assim como quando começamos uma frase dizendo “Com todo o respeito…” ou “Espero que você não me interprete mal…”. Parece que a pessoa já está planejando ser mal interpretada!

E quando ouvimos um início desses, já esperamos por uma bomba.

Falta de respeito, frases potencialmente ofensivas e incompreensão NÃO são sinais de habilidade social! Muito pelo contrário!

A não ser que você PRECISE MUITO, se você imagina que vai falar algo potencialmente ofensivo, simplesmente EVITE FALAR!

Juntando tudo

É claro que existem mais erros e alguns até graves, mas coloquei nessa lista os mais graves e mais comuns que tenho visto ao redor do Brasil.

Sugiro fortemente que você use esse material para enxergar as outras pessoas, mas principalmente para enxergar a si.

Não há problema em você cometer alguns desses erros constantemente.

Só vai existir um problema se você NÃO ENXERGAR ISSO e continuar achando que somente as outras pessoas erram.

Quando eu erro (e são muitas vezes), quero ser um dos primeiros a saber. Não me ofendo nem me chateio, apenas corrijo.

Por outro lado, se eu não souber, não tenho como corrigir o que está errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *