A Única Coisa Capaz de te Dar Segurança

A habilidade essencial para ter segurança

Imagem de Colin Behrens por Pixabay

Como a capacidade de aprender é a vantagem que sempre te coloca a frente.

Todos nós, em algum nível, mesmo os mais ousados e empreendedores, temos necessidade de segurança. Alguns precisam se sentir MUITO seguros, outros menos, mas todos trabalhamos para que, com o tempo, nossa sensação pessoal de estabilidade aumente.

Enquanto muita gente procura segurança em elementos externos, como uma carteira assinada ou contratos, as únicas coisas que podem te dar segurança em qualquer nível são as suas habilidades únicas. Elas fazem você ser especial.

Mesmo assim, atualmente o mundo, o mercado, os relacionamentos e até a cultura mudam o tempo todo e uma habilidade que te deixava no topo do mundo 5 anos atrás pode não ter muito valor hoje.

A única

A única habilidade que vai te dar segurança pessoal acima de qualquer nível e à prova de qualquer mudança relacional, profissional ou financeira é a habilidade de aprender novas habilidades.

Se você desenvolver uma grande capacidade de aprender novas habilidades, por mais que as coisas mudem, você sempre poderá se adaptar e aprender a viver, e não apenas conviver, com as mudanças.

Conforme o mundo vai seguindo adiante na escalada da tecnologia, as antigas habilidades e necessidades vão ficando para trás. E novas habilidades e necessidades do mercado vão surgindo.

Pra você ter uma ideia, nos EUA a maior profissão que existe é a de motorista de caminhão. É o trabalho que mais emprega pessoas em toda a nação. Mas, em outubro de 2016 o caminhão auto-dirigido da Uber, um veículo guiado por inteligência artificial, fez sua primeira entrega de 50 mil latas de cerveja.

Trata-se de um veículo experimental ainda, mas temos hoje empresas como Google e Tesla trabalhando dia e noite para desenvolver inteligência artificial para criar carros auto dirigidos! Ou seja, a PROFISSÃO de caminhoneiro pode acabar, com exceção de entregas muito diferenciadas.

Ainda é caro substituir a frota e o próprio processo de auto direção ainda não está totalmente desenvolvido, mas logo se tornará acessível e será totalmente eficiente e então uma profissão que para muita gente é a única coisa que sabe fazer na vida vai simplesmente deixar de existir.

Quantas pessoas você conhece que confiaram em um sistema baseado em uma profissão que exerciam e, depois de anos de mercado, ficaram sem eira nem beira? Depender dos sistemas de aposentadoria é como apostar um número numa roleta de 1 trilhão de casas.

A única coisa que pode te dar segurança é estar constantemente aprendendo e cada vez aprendendo melhor. E esse é um grande desafio. A maioria das pessoas pensa que aprender, nesse sentido a que me refiro, significa estudar, ler etc… Mas é muito mais do que isso.

Que livros ler? Os best sellers que todos estão lendo? Quais são os livros certos? Que blogs seguir? Que mentores procurar? A coisa não é tão simples assim em um mundo em que em toda esquina há um “especialista”.

Se você não tiver estratégias específicas sobre COMO aprender e O QUE aprender, vai perder tempo, energia e pode terminar no mesmo lugar que todos estarão.

Foi por essas questões que criei o curso NeuroAprendizagem e o renovo todos os anos com novos conteúdos e novos bônus. Nenhuma habilidade vai superar a habilidade de aprender habilidades.

Então a questão chave é aprender a aprender habilidades. Mas afinal de contas COMO se aprende mais e melhor?

Aprender a discernir quais habilidades. Mesmo com bons modelos mentais de aprendizagem, se escolher as habilidades erradas que não possam compor novas habilidades no futuro, vai perder tempo do mesmo jeito.

Aprender a escolher as fontes. Com quem você vai aprender isso? Tanta gente se dizendo especialista! Pobres querendo me ensinar a ficar rico. Infelizes querendo me ensinar o caminho da felicidade. Se escolher as fontes erradas, vai se frustrar tremendamente.

Aprender estratégias de aprendizado realistas que levem em conta que você não está à toa sem ter o que fazer, mas que precisa encaixar esse aprendizado em uma agenda apertada. Em que tempo você vai encaixar isso tudo?

O grande desafio que se coloca diante de qualquer pessoa que olhe para os próximos anos e além com vontade de criar algo sólido, deixar um legado e viver uma vida fabulosa é justamente o paradoxo do aprendizado.

Te convido a aprender comigo como aprender melhor com material de primeira, conteúdo realista e eficiente e estratégias e modelos mentais que vão fazer você ser um ponto fora da curva.

Dê uma olhada sem compromisso nesse link e avalie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *